Embrapa e UCG firmam convênio

No que diz respeito à qualidade de grãos de arroz, o convênio entre as duas instituições pretende automatizar, a partir da estruturação de um programa, a análise das características físicas do produto.

A Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a Universidade Católica de Goiás (UCG) assinaram convênio para o desenvolvimento de cinco projetos: dois voltados ao aprimoramento dos testes que aferem a qualidade de grãos de arroz e de feijão e três relacionados à melhoria de serviços da rede de computadores do centro de pesquisa.

No que diz respeito à qualidade de grãos de arroz, o convênio entre as duas instituições pretende automatizar, a partir da estruturação de um programa, a análise das características físicas do produto. Algumas delas estão ligadas a aspectos mercadológicos importantes do ponto-de-vista do consumidor, como, por exemplo, a temperatura de gelatinização e o teor de amilose, que servem para estimar a tendência do arroz a empapar após o cozimento.

Outro projeto buscará a automação da avaliação do tempo de cocção do feijão, que é um dos indicadores de qualidade do grão. O benefício, nesse caso, consiste na eficiência do processo, pois a máquina poderá realizar operações repetitivas sem pausa. Com isso, o trabalho se tornará mais produtivo e os resultados terão mais qualidade e confiabilidade. Para tanto, os técnicos envolvidos na atividade deverão construir um dispositivo físico (hardware) e a parte de interface do computador (software).

Para os empregados, um dos projetos permitirá, mesmo fora do local de trabalho, acessar de qualquer computador os documentos de seu PC e os recursos disponibilizados em rede pela Empresa. Em outra iniciativa, prevê-se a implantação de um sistema próprio de telefonia via internet (VoIP), que possibilita a economia em ligações, principalmente, em chamadas interurbanas. Outra ação estabelecerá um sistema de gerenciamento da rede de computadores da Embrapa Arroz e Feijão, a fim de aprimorar seu funcionamento.

O prazo de execução dos projetos varia de um a dois anos e eles serão realizados em conjunto, por profissionais da Empresa e por professores e graduandos em Ciência e Engenharia da Computação.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter