Irga completa 67 anos nesta quarta-feira
Criado em 1940, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) comemora 67 anos dedicados à pesquisa, transferência de tecnologia, extensão rural e política setorial.
A história da orizicultura gaúcha completa mais um ano nesta quarta-feira (20). Criado em 1940, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) comemora 67 anos dedicados à pesquisa, transferência de tecnologia, extensão rural e política setorial. Com a finalidade principal de incentivar, coordenar e defender a produção arrozeira, o Governo do Estado, através do Irga, ajudou o Rio Grande do Sul a se tornar o maior produtor de arroz da América Latina.
A instituição se destaca pelos diversos trabalhos em prol dos produtores gaúchos, como a geração de novas cultivares e a busca de recursos junto a diversas instâncias para garantir a comercialização das safras. O Irga acompanha toda a evolução da produção e beneficiamento do arroz, determinando estudos referentes ao custo de produção e projetos para incentivar o aumento do consumo.
A autarquia, que teve por origem o antigo Sindicato Arrozeiro do Rio Grande do Sul, hoje conta com 39 Núcleos de Assistência Técnica (Nate), espalhados por seis regiões produtoras: Fronteira Oeste, Campanha, Depressão Central, Planície Costeira Interna e Externa à Lagoa dos Patos e Zona Sul.
O desenvolvimento de pesquisas e a assistência técnica garantem aos arrozeiros aumentar e qualificar a cultura do grão no Estado. A atual gestão é compartilhada com toda a cadeia produtiva do arroz. São 72 Conselheiros eleitos por diversos municípios e quatro representantes da indústria e do comércio. Assim, o instituto se mantém focado às necessidades de todo o setor.
Segundo o presidente do Irga, Maurício Fischer, está prevista uma reformulação do Programa Arroz RS neste ano de acordo com as necessidades da lavoura arrozeira do Estado.
– Formamos grupos de estudos para identificar os anseios dos produtores e reformular o Programa para os próximos quatro anos – afirma.
Fischer ressalta a importância dos funcionários e ex-funcionários, além de toda a cadeia produtiva, responsáveis por manter o Irga no patamar atual. Nesta quinta-feira (21), acontece a posse de Maurício Fischer como presidente do Irga, às 10 horas no auditório da instituição em Porto Alegre.