Emoção marca mudança de comando na Federarroz
Homenagens ao ex-presidente Valter José Pötter emocionou a quase 500 pessoas.
A emoção foi a marca da mudança de comando na Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), que adentrou a madrugada deste sábado com a presença de quase 500 pessoas no Dom Pedrito Country Clube. O economista Renato Rocha assumiu a presidência para um mandato de três anos à frente da entidade, substituindo ao médico veterinário Valter José Pötter.
As homenagens a Pötter tomaram a maior parte da programação, com dezenas de produtores, dirigentes de entidades setoriais, secretários de Estado, deputados e amigos que fizeram questão de marcar presença. O secretário estadual da Agricultura, João Carlos Machado, que também é produtor de arroz, representou a governadora Yeda Crusius, e destacou a importância de Valter José Pötter na linha de frente das lutas do setor.
– O Valter nos inspira por sua dedicação, seu espírito de liderança, seu otimismo e seu sucesso como líder setorial e empreendedor de grandes realizações e visão – afirmou.
Também discursaram, entre outras autoridades, o secretário estadual da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Rogério Porto, o prefeito de Dom Pedrito, Chiquinho Dias, deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), o deputado estadual Jerônimo Goergen (PP), o presidente do Irga, Maurício Fischer, o dirigente da Farsul, Gedeão Pereira, o presidente do Sindarroz-RS, Élio Coradini, o representante da BBM, Zélio Ocsmann, entre outros presentes, o próprio homenageado e o presidente Renato Rocha.
Pötter, visivelmente emocionado, agradeceu aos arrozeiros gaúchos pelo apoio na luta permanente pela defesa dos interesses do setor, enfatizou que algumas vitórias foram alcançadas, mas que a luta continua, que armazenagem e exportação devem ser duas das grandes batalhas a partir de agora.
Também agradeceu ao apoio e compreensão de sua família pelas incontáveis oportunidades em que esteve ausente e, a Renato Rocha, por aceitar ser seu sucessor, além dos demais dirigentes da Federarroz que permanecerão na diretoria e outros líderes setoriais que se somam à nova gestão.
– Eu continuo na Federarroz, como presidente do Conselho Deliberativo. E seguirei na linha de frente na defesa de nossos interesses setoriais. Mas, tenham certeza que o Renato Rocha dará conta do recado com sua já reconhecida competência – avisou.
Os representantes da Farsul, do Irga, do Sindarroz-RS e o secretário da Agricultura assumiram compromisso de fortalecer a já consolidada parceria em defesa das demandas do setor arrozeiro gaúcho.
Por fim, o presidente Renato Rocha destacou que a sustentabilidade da lavoura arrozeira gaúcha, a luta conta as assimetrias do Mercosul, a recuperação dos preços de mercado e a busca de uma estrutura de armazenagem para os arrozeiros dominarem o fluxo e o volume do produto que vai ao mercado, bem como controlar os processos de secagem e vendas, são as demandas mais urgentes.