Nova diretoria da Federarroz promove reunião em Dom Pedrito

O encontro servirá para consolidar o plano de metas para a gestão 2007/2010 e, também, as ações prioritárias da nova diretoria. A pauta também prevê discussão sobre a conjuntura de mercado, situação e medidas que busquem solução para o endividamento do setor, além de assuntos gerais para a organização interna da instituição.

Sob a coordenação do recém empossado presidente Renato Caiaffo da Rocha, a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) reunirá sua diretoria na próxima quinta-feira (19/07), às 10h30min, no Sindicato Rural de Dom Pedrito (RS). O encontro servirá para consolidar o plano de metas para a gestão 2007/2010 e, também, as ações prioritárias da nova diretoria. A pauta também prevê discussão sobre a conjuntura de mercado, situação e medidas que busquem solução para o endividamento do setor, além de assuntos gerais para a organização interna da instituição.

Mesmo sendo esta a primeira reunião da diretoria, a Federação teve muito trabalho nos últimos dias. Lideranças do setor participaram, em Brasília, de reuniões importantes sobre endividamento do setor e busca do alongamento de dívidas.

– Houve a sinalização do governo federal em adiar o pagamento dos custeios e investimentos refinanciados, que ainda passará pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e pela Câmara Federal – lembra Rocha.

MÉXICO

Na semana que passou, a Federarroz também confirmou participação na Missão Comercial Brasileira que irá ao México ao final de julho, antecedendo a visita do presidente Lula ao país. O vice-presidente Valdemir João Simão, representará o setor arrozeiro brasileiro em reuniões com a cadeia produtiva mexicana. Ele buscará um diagnóstico das importações mexicanas de arroz, diante das informações preliminares obtidas de interesse dos mexicanos em importar arroz brasileiro, diante da contaminação de cargas norte-americanas pelo arroz transgênico Liberty Link dos Estados Unidos, maior fornecedor do produto para o México.

– Estamos viajando a convite do governo federal, o que demonstra que a exportação de arroz está, enfim, entrando na pauta das negociações internacionais do país – destacou o presidente de Federação.

LOGÍSTICA – A viagem de Simão ao México está ligada ao esforço da Federarroz, com apoio do Irga e outras instituições, para a adequação e uso da estrutura da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) em Rio Grande como local de estocagem e terminal logístico para o arroz a ser exportado.

– É um tema bem encaminhado no Governo do Estado e, uma vez viabilizado, será de grande valia para o setor – afirma Valter José Pötter, presidente do Conselho Consultivo da entidade arrozeira.

VITÓRIA

Na última semana a Federarroz comemorou a aceitação, por parte do Banco do Brasil, de contratos de opções para liquidação dos custeios desta safra.

– Na prática, os produtores que adquiriram os contratos ganharão mais 30 dias de prazo para pagar as parcelas do custeio 2006/07. Por exemplo, a parcela de julho poderá ser paga em agosto com os juros de normalidade, através dos contratos antecipados – explica Renato Rocha.

BASF

O presidente da Federarroz afirmou que a entidade lamenta a rescisão unilateral de contrato da Basf com o Irga, suspendendo as pesquisas e aplicação do Sistema Clearfield nas lavouras gaúchas.

– Sempre fomos a favor dos avanços tecnológicos para a lavoura e temos consciência das vantagens do Clearfield. Nos colocamos novamente à disposição ao diálogo e na busca do entendimento com os envolvidos no assunto – afirmou.

Mais informações:
Federarroz:
E-mail: federarroz@terra.com.br
Telefone: (53) 3243 3256 ou
Renato Rocha: (53)9977 0651

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter