Setor arrozeiro discute união com países do Mercosul

O setor arrozeiro apresentou três propostas para melhorar o mercado no Mercosul e recebeu a garantia de que os pleitos serão levados para o Fórum de Discussão do bloco econômico da América do Sul.

As assimetrias existentes na produção de arroz entre o Brasil e o Uruguai foram discutidas nesta quarta-feira (24), quando o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Maurício Fischer, recebeu o Embaixador do Uruguai no País, Pedro Humberto Vaz. O setor arrozeiro apresentou três propostas para melhorar o mercado no Mercosul e recebeu a garantia de que os pleitos serão levados para o Fórum de Discussão do bloco econômico da América do Sul.

Segundo Fischer, a proposta principal é montar um sistema de exportação comum para escoar o produto à outros países.

– No momento, cada país faz um esforço isolado para exportar arroz – frisou Fischer, afirmando que a exportação como bloco deve diminuir a oferta e melhorar a condição dos produtores tanto brasileiros, como uruguaios e argentinos.

O setor propôs, também, o aumento da Tarifa Externa Comum (TEC), para proteger os países da importação de terceiros mercados, como vem acontecendo no Brasil, onde os estados do Sudeste importam o produto de Suriname, por exemplo.

A entrada de arroz uruguaio e argentino no Brasil, principalmente pelo Rio Grande do Sul, foi uma das preocupações levantadas por Irga e Federarroz. O setor pediu que sejam estudadas épocas de importações que não deprimam os preços dos produtores gaúchos.

– Principalmente no início da colheita, a cotação do arroz tende a ser abaixo da média anual e as importações neste período apenas contribuem para a queda do mercado – esclareceu o presidente do Irga.

Conforme o presidente da Federarroz, Renato Rocha, o setor está aberto às negociações para minimizar os problemas do Mercosul. Rocha afirmou que o Embaixador Uruguaio foi receptivo aos pleitos e que diversas reuniões com os produtores dos três países já foram realizadas com consenso, faltando um acordo entre os governos. O Cônsul do Uruguai em Porto Alegre, Pablo Scheiner, também participou do encontro.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter