A lavoura de arroz tem bom desenvolvimento no Estado

De acordo com o diretor técnico, Valmir Menezes, os arrozeiros devem antecipar o processo de irrigação para o acelerar o desenvolvimento da planta.

O desenvolvimento das lavouras gaúchas é considerado satisfatório pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Com cerca de 99% da área semeada, o levantamento de estágio da cultura do Irga informa que 18% das lavouras estão na fase de emergência e 82% já avançaram para a fase vegetativa, quando a planta de arroz inicia o crescimento. Os produtores, agora, devem estar atentos ao início da irrigação e o controle de plantas daninhas.

De acordo com o diretor técnico, Valmir Menezes, os arrozeiros devem antecipar o processo de irrigação para o acelerar o desenvolvimento da planta.

– A irrigação deve iniciar quando a planta atingir três ou quatro folhas – frisa.

Além disso, o controle precoce das plantas daninhas é uma das recomendações do Projeto 10, difundido pelo Irga, e ocorre paralelamente a entrada da água na lavoura.

Zona Sul foi a primeira região a finalizar o plantio

A Zona Sul do Estado foi a primeira região a finalizar o plantio no Rio Grande do Sul. A área de 163,7 mil hectares foi totalmente semeada até a última semana e outras regiões também devem concluir o plantio nos próximos dias. Segundo o levantamento do Irga, a região da Campanha tem sete municípios com toda a área plantada e o processo chega a 99,5%.

Na Fronteira Oeste, o plantio evoluiu para 98,7% e na Depressão Central a semeadura chega a 96% da área prevista. As Planícies Costeiras Interna e Externa tem cerca de 98% do plantio concluído. Nesta safra, o Estado cultivará 1,05 milhão de hectares de arroz.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter