Inclusão do arroz na alimentação escolar é tema de seminário do Irga

Além disso, auxilia na prevenção de doenças do sistema digestivo, do coração e no tratamento de diabetes.

A inclusão do arroz na alimentação escolar estará em pauta nesta segunda-feira (10/12), em Porto Alegre. Com promoção do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o Seminário de Alimentação Escolar tem o objetivo de aumentar o consumo de arroz e derivados e é voltado para secretários municipais de educação, conselheiros de alimentação e nutricionistas. O evento inicia-se às 8 horas, na sede do Irga, em Porto Alegre.

Os alimentos produzidos com o arroz proporcionam dieta diária com mais nutrientes, especialmente importante nas fases de desenvolvimento e crescimento dos alunos. Entre os benefícios para a saúde, o arroz não contém glúten e é importante fonte de minerais e vitaminas. Além disso, auxilia na prevenção de doenças do sistema digestivo, do coração e no tratamento de diabetes.

Para inserir a farinha e o macarrão de arroz nas escolas, o Irga pesquisa a aceitabilidade, custos e as qualidades nutricionais do produto. No Rio Grande do Sul, o consumo per capita do grão é o menor do Brasil. Enquanto em Goiás cada cidadão ingere cerca de 47 quilos ao ano, no Estado o valor domiciliar, excluído o consumo realizado fora do domicílio, não chega a 20 quilos.

O Seminário abordará o Programa de Incentivo de Arroz e Derivados, do Irga, a inserção de produtos da agricultura familiar no Programa de Alimentação Escolar, especificações técnicas para editais de compras de alimentos, relação custo / benefício na escolha de fontes alimentares e um mini-curso sobre aprendizagem organizacional. O evento tem o apoio da Associação Gaúcha de Nutrição, Ação Fome Zero, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Emater e Fundação Irga.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter