Fim do plantio do arroz no RS

No Rio Grande do Sul, 1,05 milhão de hectares de arroz foram plantados. A produção deve ser superior a sete milhões de toneladas, o que representa 60% da safra nacional do cereal.

Terminou o plantio do arroz no Rio Grande do Sul. Os agricultores
começam a se preocupar agora com os tratos culturais.
Oitenta e cinco por cento da área cultivada no Rio Grande do Sul está na fase vegetativa, quando a planta inicia o crescimento. Agora os produtores devem ficar atentos ao controle das ervas invasoras e a colocação de uréia.

– As invasoras vão concorrer em nutrientes, vão concorrer em luz, vão concorrer pela água. Por conseqüência haverá menor produtividade -, comenta o técnico do Instituto Riograndense do
Arroz (IRGA), Marcos Fonseca.

A irrigação também precisa ser feita nesse período.

– Irrigando mais cedo o uso de água é menor porque a planta acaba entrando no ciclo mais cedo, floresce mais cedo, é colhida mais cedo e tem uma produtividade melhor -, afirma o diretor técnico do IRGA Valmir Menezes.

Na zona sul, região mais adiantada do Estado, o agricultor Carlos
Alberto Iribarrem plantou 1.363 hectares. A expectativa de
produtividade dele é de 180 sacas por hectare, bem superior à média estadual, que deve ficar em 140 sacas.

– Nosso objetivo sempre em cada plantio é ir detectando os gargalos para ir corrigindo nos próximos anos. Isso é uma coisa que nós vínhamos fazendo e com uma equipe muito boa, com máquinas que estão sendo substituídas por equipamentos maiores
e mais eficientes, nós estamos muito gratificados, e tem uma boa
expectativa de produtividade -, comenta.

No centro do Estado, os agricultores estão preocupados com a produtividade. Por causa da chuva, o plantio só acabou esta semana, fora do período recomendado.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter