Projeto do Irga é contemplado pela CNPq
Uma proposta de dois pesquisadores do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) foi contemplada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e receberá cerca R$ 123 mil.
Com o título Manejo das lavouras de arroz irrigado nas bacias hidrográficas dos Sinos e Gravataí visando a compatibilização da agricultura com o meio ambiente, o projeto busca minimizar o uso de água pelas lavouras de arroz e aumentar a capacidade de armazenamento das bacias, além do uso racional do recurso hídrico.
Desenvolvido pelos agrônomos Vera Mussoi e Cláudio Mundstock, o projeto prevê ações de pesquisa e de transferência de tecnologia no sentido de eliminar os eventuais escapes de resíduos e detritos nos dois cursos de água. O projeto também visa, progressivamente, conscientizar os produtores rurais da necessidade de adequarem as áreas agrícolas à legislação ambiental.
Com caráter multidisciplinar e abrangendo toda a pesquisa do Irga, a proposta tem caráter interdisciplinar no que se refere às ações de inovação tecnológica, de transferência de tecnologia e de capacitação de técnicos e produtores e de extensão rural. Além do Irga, são participantes efetivos outros órgãos públicos estaduais e federais.