Escoamento do arroz estocado no Estado será discutido dia 16
O assunto será discutido na próxima quarta-feira (16), em Porto Alegre, em reunião da Câmara Setorial.
Em audiência com o ministro da Agricultura, Reinold Stephanes, nesta quarta-feira (9), em Brasília, o secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, João Carlos Machado, acertou uma reunião da Câmara Setorial do Arroz para tratar do escoamento de safras passadas e dos mecanismos de comercialização. O assunto será discutido na próxima quarta-feira (16), em Porto Alegre, em reunião da Câmara Setorial com o secretário de Política do Ministério da Agricultura, Edilson Guimarães.
“O ministro foi sensível ao nosso principal pedido, que é escoar cerca de 115 mil toneladas de arroz armazenadas na Cesa do Rio Grande do Sul”, afirma Machado. Conforme o secretário, a ação é necessária para liberar as oito unidades da Cesa (localizadas em Porto Alegre, Camaquã, Bagé, Cachoeira do Sul, São Gabriel, São Luiz Gonzaga, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar) que historicamente recebem a produção gaúcha de arroz no Estado. A nova safra – de aproximadamente 7 milhões de toneladas, segundo estimativa do Irga – começará a ser colhida no final de fevereiro.
A abertura oficial da colheita do arroz no RS – responsável por 60% da produção nacional – será feita na Estação Experimental do Irga em Cachoeirinha, dia 28 de fevereiro. “O problema é pontual, atinge oito das 23 unidades da Cesa no Estado, mas precisa ser resolvido antes da colheita, para não prejudicar os produtores”, observa o secretário.
Em Camaquã, na região Sul do Estado, cerca de 70% da capacidade total estão ocupados por arroz de safras passadas. De acordo com Machado, a quantidade de arroz estocada nessas oito unidades da Cesa é pequena, se for levado em conta o consumo de 1,1 milhão de toneladas por mês de arroz no Brasil. “Mesmo assim, se não for solucionada a questão logística, a entrega do produto colhido em algumas regiões do Estado pode ter problemas”, alerta.
O diretor técnico da Cesa, Luís Carlos Oliveira, acompanhou o secretário na audiência com o ministro da Agricultura, assim como o secretário de Política do Mapa, Edilson Guimarães. Nesta quarta-feira (9) à tarde, Machado conversa com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e irá até a Conab para tratar de todo o escoamento da safra 2007/2008 no Rio Grande do Sul.