RS prepara estratégia para enfrentar estiagem

Diante da perspectiva de uma redução das precipitações pluviométricas na Metade Sul do Rio Grande do Sul no mês de fevereiro, o Estado começa a preparar medidas estratégicas para combater os efeitos da estiagem que atingiria as culturas de verão em plena fase da formação de grãos.

A redução já foi prognosticada pelo Conselho de Agrometeorologia Aplicada do Estado, e vem sendo alertada por todos os organismos que estudam os dados meteorológicos, que informam da possibilidade da redução de até 50% no volume de chuvas tradicionais para a época (e já baixas).

Segundo o secretário Rogerio Porto, da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, em exposição feita na tarde desta terça-feira a governadora Yeda Crusius, prefeitos e vários Secretários de Estado, no Centro Administrativo, em Porto Alegre.

– Precisamos unir os esforços dos municípios, do Estado e do Governo Federal e adotar uma série de medidas preventivas aos efeitos que ocasiona a falta de água para a nossa produção primária -, justifica ele.

As medidas deverão ser anunciadas em breve pela governadora para quem – precisamos mostrar ao Governo Federal que temos um situação que afeta a todos que é estas dificuldades com estiagens de verão, cíclicas, e que afetam tragicamente a nossa economia -.

Para Yeda Crusius o Governo Federal precisa reconhecer as necessidades que temos aqui com a disponibilidade de água em certas regiões no Verão e não priorizar somente a região nordestina para ações neste setor.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter