Senador Paulo Paim convidará Lula para a Abertura da Colheita do Arroz

A solenidade será o ponto alto da 18ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, evento que acontecerá de 28 de fevereiro a 02 de março, na Estação Experimental do Arroz do Instituto Rio Grandense do Arroz, em Cachoeirinha.

O senador Paulo Paim (PT-RS), convidará o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, para abrir simbolicamente a colheita de arroz no Brasil no dia dois de março, em Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul. A solenidade será o ponto alto da 18ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, evento que acontecerá de 28 de fevereiro a 02 de março, na Estação Experimental do Arroz do Instituto Rio Grandense do Arroz, em Cachoeirinha. O evento é promovido pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e pelo Irga, nesta ocasião.

Paim anunciou em discurso no Senado da República, nesta segunda-feira, que assumiu a incumbência de realizar o convite para o presidente Lula e que vê uma boa possibilidade do mandatário estar presente no evento dos arrozeiros, visto que sua agenda já prevê uma visita à Festa da Uva, em Caxias do Sul, na mesma data.

– Como o Aeroporto Salgado Filho é próximo do local da Abertura da Colheita e nesta estarão presentes a nossa governadora do Estado, Yeda Crusius, e o ministro da Agricultura Reinhold Stephanes, será uma boa oportunidade do presidente também fazer-se presente – explicou o presidente da Federarroz, Renato Rocha.

A seguir, o discurso do senador Paulo Paim, apresentando ao Congresso Nacional as reivindicações do setor arrozeiro:

Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Senadores.
Um dos assuntos que nos traz a esta Tribuna é a Safra de Arroz do Brasil e a sua conjuntura. Queremos falar sobre o setor produtivo do Rio Grande do Sul que é responsável por 60% da produção nacional de arroz. Recebi na semana passada a pauta de reivindicação do setor, tendo em vista que a próxima safra deverá ser iniciada já no final do mês de fevereiro.

As associações da classe arrozeira já solicitaram ao Ministério da Agricultura a adoção de diversas medidas e mecanismos visando à sustentação de preços e apoio à sua comercialização para a safra 2007/2008.

Passo a citar algumas das solicitações do setor arrozeiro:

* Recursos para Aquisições do Governo Federal (AGF) e Equalização de Preços: R$ 500 milhões;

* Que sejam consolidadas as doações propostas pelo setor, tanto para o mercado interno, através do Programa Fome Zero, para atender as pessoas carentes nas regiões de intensa estiagem e para o mercado externo, através de doações humanitárias a países com má condição alimentar e com ocorrência de catástrofes climáticas;

* Remoção de parte dos estoques públicos do Rio Grande do Sul para outras regiões brasileiras para ampliar a capacidade de estocagem no estado visando receber o produto da safra 2007/2008;

* Liberação dos recursos possibilitando a realização do “Balcão de Negócios” durante a 18ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz que acontecerá em Cachoeirinha de 28 de fevereiro a 02 de março de 2008, a exemplo do sucesso e excelente aceitação da edição anterior.

* Apoio governamental para programa piloto e inédito de Exportação pelo Setor Produtivo direcionado a terceiros mercados.

* Urgência na aprovação do Orçamento Geral da União a tempo (antes da safra) da implementação dos mecanismos citados.

Senhor Presidente,

Não podemos deixar de mencionar que no final de fevereiro e início de março, no Rio Grande do Sul, entre outros eventos, teremos a Festa da Uva, em Caxias do Sul, e a abertura oficial da Colheita do Arroz, que neste ano será na cidade de Cachoeirinha, na grande Porto Alegre.

Hoje pela manhã, o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros, Valter José Potter, me telefonou, no sentido de solicitar junto ao Palácio do Planalto, a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura da colheita do arroz, já que no mesmo período o presidente Lula estará na Festa da Uva.
Com certeza, levarei com carinho ao presidente Lula, o convite feito pelo presidente da Federarroz.

Era o que tinha a dizer.

Maiores informações: www.colheitadoarroz.com.br

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter