Comercialização será o tema do primeiro dia da Abertura da Colheita do Arroz
O evento, considerado o maior do setor na América Latina, deverá ter a participação de seis mil orizicultores e marcará o início da colheita no Brasil.
O primeiro dia da 18ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz discutirá o mercado e a comercialização do produto, na próxima quinta-feira (28), em Cachoeirinha. O evento, considerado o maior do setor na América Latina, deverá ter a participação de seis mil orizicultores e marcará o início da colheita no Brasil. A governadora Yeda Crusius e o ministro da Agricultura, Reinold Stephanes, participarão da cerimônia oficial no dia 2 de março.
As tendências para o mercado de arroz serão discutidas pelo agrônomo e doutor em Economia André Nassar, do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Ícone). A palestra acontecerá pela manhã. Já na parte da tarde, Sílvia Miranda, da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) falará sobre os novos mecanismos de comercialização. Paralelo às palestras, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e o Senar promoverão cursos de regulagem de colhedoras, secagem e culinária.
Nassar desenvolve uma análise do mercado internacional do arroz, monitorando os subsídios norte-americanos e desenvolvendo políticas de exportação. O agrônomo é membro do grupo técnico para negociações agrícolas da Rodada de Doha e também é colaborador do G-20, como especialista em mercado mundial agrícola a pedido do governo brasileiro. Já a pesquisadora Sílvia Miranda é professora do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Universidade de São Paulo (USP).
O evento, na Estação Experimental do Irga em Cachoeirinha, terá entrada gratuita. Cerca de 50 excursões de regiões arrozeiras foram confirmadas até o momento.