Federarroz e Irga anunciam a Programação da

Segundo o presidente da Federarroz, Renato Rocha, além da programação oficial do evento, estão sendo divulgadas também as atividades na Vitrine Tecnológica e do Balcão de Negócios.

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e o Irga anunciaram a programação da 18ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que acontecerá de 28 de fevereiro a 2 de março na Estação Experimental do Arroz do Irga, em Cachoeirinha (RS). Segundo o presidente da Federarroz, Renato Rocha, além da programação oficial do evento, estão sendo divulgadas também as atividades na Vitrine Tecnológica e do Balcão de Negócios.

– Trata-se de uma programação bastante qualificada para atender às demandas do setor em questões de mercado e tecnologia – frisa o dirigente.

Na programação oficial, o primeiro dia da Abertura da Colheita, quinta-feira (28/2) será dedicado à comercialização e negócios, com palestras técnicas sobre o tema balcão de negócios e leilão de arroz. O dia 29/2, sexta-feira, será dedicado às questões da cadeia produtiva e do aumento do consumo de arroz, enquanto sustentabilidade e meio ambiente serão os temas centrais do sábado, dia 1º de março.

Dia 28/02 – Mercado e Negócios

A quinta-feira (28/2), primeiro dia da 18ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, será dedicada ao mercado e comercialização. Devem participar mais de seis mil produtores e representantes dos diversos segmentos da cadeia produtiva. O gerente do Instituto Ícone, André Nassar, apresentará palestra indicando as tendências do mercado de arroz para 2008, usando como base os indicadores internacionais e os números do mercado mundial, do mercosul e do Brasil.

A pesquisadora do Cepea/Esalq, responsável pela elaboração diária do Indicador Cepea/Esalq e BM&F dos preços do arroz no Rio Grande do Sul, Sílvia Miranda, abordará os novos mecanismos de comercialização a convite da Bolsa Brasileira de Mercadorias. Os produtores inscritos também poderão participar dos cursos promovidos pelo Irga e Senar, sobre regulagem de colheitadeiras, secagem de arroz e culinária à base de arroz.

Dia 29/02 – Consumo e Cadeia Produtiva

Na sexta-feira (29/02), segundo dia do evento, Federarroz e Irga destinaram especial atenção ao consumo e às demandas da cadeia produtiva do arroz. A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz se reunirá em Cachoeirinha (RS), para debater as demandas, mecanismos e os cenários da safra 2007/08, sob a presidência do diretor administrativo da Farsul, Francisco Lineu Schardong.

Na área de consumo, as palestras programadas são “O Arroz como Produto Essencial para uma Alimentação Saudável”, com a nutricionista Ana Laura Guimarães, e “Arroz é Saúde”, com o médico Fernando Lucchese.

Dia 1º/03 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

No sábado, dia 1º de março, a Programação Oficial da 18ª Abertura da Colheita do Arroz enfatiza os temas de sustentabilidade da lavoura de arroz e o meio ambiente. Entre as palestras programadas está “A redução do custo de produção aplicando conceitos de eficiência energética”, por Lissandro Pires, da AES Sul, e o “Manejo racional do arroz para maximizar a rentabilidade da cultura”, com o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Paulo Fagundes.

“Sustentabilidade sócio-ambiental” é o tema que abordará o pesquisador Gustavo Ferreira do INIA, enquanto o secretário gaúcho do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, falará sobre a “Lavoura de arroz e o meio ambiente”.

Dia 02/03 – Abertura Oficial da Colheita do Arroz

No domingo, dia 2 de março, a cadeia produtiva de arroz do Brasil receberá na Estação Experimental do Arroz do Irga, em Cachoeirinha (RS), o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, a governadora gaúcha, Yeda Crusius, e autoridades estaduais e federais, lideranças do setor, políticos e visitantes, para a solenidade simbólica de abertura da colheita brasileira, o ponto alto da 18ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. Posteriormente será servido um almoço para cinco mil pessoas, autoridades e convidados, e seguirão os discursos de autoridades e entrega de documentos e demandas por parte da cadeia produtiva. Segundo o presidente da Federarroz, Renato Rocha, o evento prevê em sua programação atividades que atendam as principais necessidades identificadas pela federação junto à cadeia produtiva.

Maiores Informações:

Federarroz:
Cachoeirinha: (51) 3470 0607 (51) 3470 0609
Dom Pedrito: (53) 3243 6002
E-mail: federarroz@terra.com.br
Site: www.colheitadoarroz.com.br

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter