Espaço para a tecnologia e a sustentabilidade na Vitrine Tecnológica

O local conta com uma área de 0,6 hectares e as novidades estarão sendo apresentadas pelos técnicos e pesquisadores das instituições e empresas participantes durante os quatro dias do evento.

Destaque da 18ª Abertura Oficial da Colheita, a Vitrine Tecnológica reuniu neste primeiro dia do evento (28/02), cerca de 500 visitantes, a maioria produtores do Estado, que puderam ver de perto as principais novidades em tecnologia voltadas ao aumento da produtividade da lavoura arrozeira. O local conta com uma área de 0,6 hectares e as novidades estarão sendo apresentadas pelos técnicos e pesquisadores das instituições e empresas participantes durante os quatro dias do evento.

São ao todo onze expositores, sendo duas instituições de pesquisa (Irga e Embrapa) e nove empresas ligadas ao agronegócio (Basf, Bayer, Iharabras, FMC, Dow, Rice Tec, Serrana Fertilizantes, Cooplantio e Fertilizantes Piratini). Os técnicos e pesquisadores do Instituto Rio Grandense do Arroz organizaram o local que conta com uma área de 0,6 hectares. Confira a seguir os estandes mais visitados e as novidades que chamaram a atenção do público nesta quinta-feira:

BASF

Fabricante de defensivos agrícolas, a Basf apresentou como principal novidade o Brio, fungicida completo de última geração desenvolvido para a cultura do arroz, que controla com eficácia as principais doenças que afetam o desempenho das lavouras.

O produto registrado tem como diferencial uma mistura de ingredientes ativos de efeito preventivo e curativo, com previsão de lançamento para a safra 2008/09. Presente no mercado brasileiro desde a década de 1960, a empresa também trouxe para a Vitrine Tecnológica sua linha completa de produtos como os inseticidas Standak (para tratamento de sementes) e Talcord (parte aérea), além dos herbicidas convencionais (não Clearfield) Facet, Aura e Basagran.

De acordo com o Coordenador de Desenvolvimento de Mercado de Arroz, Airton Leites, a Basf ainda está demonstrando o Super N (inibidor de uréase), uma tecnologia exclusiva que inibe a perda de nitrogênio para a volatização.

BAYER

Entre os destaques da Bayer CropScience na Vitrine Tecnológica está a semente híbrida Arize 1003, produto que vem obtendo excelentes resultados de produtividade nas últimas safras. Outros destaques são o Curbix, inseticida desenvolvido para o controle da bicheira-da-raiz, lançado em 2007, e o fungicida Stratego, específico para a cultura do arroz.

FMC

A empresa participa da Abertura Oficial da Colheita desde as primeiras edições e, neste ano, traz a tecnologia Gamit-Permit, produto que permite o controle de uma série de plantas invasoras (capim-arroz, papua, milha, angiquinho e capim-pé-de-galinha) desde a germinação até o final do ciclo. Outras novidades que estão sendo mostradas no estande da FMC, de acordo com o engenheiro agrônomo, Alexandre Marques Pereira, são os inseticidas Furadan e Mustang, este último desenvolvido para o controle de lagartas e percevejos.

IHARA

Fabricante de defensivos agrícolas com mais de 40 anos no mercado de arroz, a Ihara trouxe para o campo de demonstração do Irga, em Cachoeirinha, três produtos registrados e exclusivos para a cultura do arroz: o fungicida Dithiobin e os herbicidas Nominee 400 SC e Sirius 250 SC.

O coordenador de Marketing da Ihara, Raphael Fernando Godinho, explica que durante os quatro dias do evento, os pesquisadores da empresa estarão demonstrando soluções tecnológicas com excelente relação custo-benefício para o incremento da produtividade, que respeitam às práticas ambientais. A empresa, de origem japonesa com sede em Sorocaba (SP), mantém uma forte parceria com o Irga na área de pesquisa e conta com oito produtos voltados ao setor orizícola, além de outros 60 destinados a outras culturas.

FERTILIZANTES PIRATINI

A empresa, que faz parte do Grupo Fertipar, atua na área de fertilizantes e possui duas unidades de produção em Porto Alegre (RS), uma destinada ao ensaque de misturas fosfatadas e outra para ensaque de misturas nitrogenadas. Nesta edição da Abertura Oficial da Colheita, traz para a Vitrine Tecnológica o fertilizante nitrogenado Super N, solução para reduzir as perdas de amônia por volatização que ocorrem na uréia.

Segundo a empresa, além do melhor aproveitamento do Nitrogênio aplicado, o produto se destaca pela facilidade de distribuição e menor custo de aplicação a lanço, pela redução dos danos nas sementes e pela menor emissão de gases na atmosfera.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter