Planeta Arroz 25 mostra o poder de barganha do varejo

A edição atual, foi lançada pelo presidente da Federarroz e a governadora gaúcha Yeda Crusius, durante a 18ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Cachoeirinha (RS).

A 25ª edição da Revista Planeta Arroz, que comemora o seu 8º aniversário de circulação ininterrupta, está circulando em toda a cadeia produtiva do arroz do Brasil, trazendo informações setoriais estratégicas e importantes para a orizicultura nacional. Pela primeira vez, a manchete de capa da revista não está diretamente relacionada à área produtiva, mas sim com o foco na relação entre indústria e varejo, e suas repercussões na formação de preços ao produtor e ao consumidor.

Segundo o editor Liberato Dios, esta pauta surgiu da reclamação constante do produtor de que os preços no lado de dentro da porteira não sobem na proporção que os valores praticados aos consumidores nas gôndolas dos supermercados. E quando estes valores começam a baixar, a margem de queda na remuneração ao arrozeiro sempre é maior.

Dios explica que com o varejo cada vez mais concentrado no Brasil, com as cinco grandes redes de supermercados representando mais de 50% do mercado das capitais, as indústrias de arroz, cerca de 250 no Rio Grande do Sul, precisam abrir mão de boa parte de sua margem de lucros para assegurar o lugar de seu produto nas gôndolas dos supermercados. Este “pedágio” traz repercussões à toda a cadeia produtiva e estabelece a chamada “ditadura do varejo”.

A safra brasileira, com o novo levantamento da Conab, retratando a evolução da colheita estado a estado, também está presente na publicação, bem como uma análise das principais tendências do mercado, da safra, das tecnologias, o desempenho dos mecanismos de opção e seus impactos sobre o mercado, a invasão de arroz do Mercosul a partir do câmbio favorável, entre outros temas.

Um estudo do Projeto Arroz Brasileiro prova que o arroz subiu bem menos que a inflação em 2007, tendência que poderá ser mantida em 2008, de acordo com algumas tendências. A rizicultura de Roraima e a busca de uma denominação de origem do arroz do Litoral Norte gaúcho, também são temas especiais da revista, assim com a tecnologia do plantio de arroz com irrigação sob pivô central, com redução importante no volume de água utilizado.

A publicação traz ainda informações sobre a Abertura da Colheita, novas variedades e híbridos, parboilização de arroz, classificação, pragas, doenças e a relação do cereal com a saúde, além das tradicionais colunas Planeta Humor, News e Planeta Gente.

O Caderno de Tendências traz um Balanço do Mercado de Arroz em 2007 e suas Projeções para 2008, especialmente elaboradas pelo analista Camilo Feliciano de Oliveira, um dos principais referenciais na área. E os cenários traduzidos por Oliveira são importantes para definir os fatores que influenciarão a formação de preços ao produtor e ao consumidor em 2008, bem como explicar as razões das médias praticadas em 2007.

Para assinar ou anunciar na revista Planeta Arroz, deve-se entrar em contato com a publicação por meio do mecanismo “fale conosco” do site www.planetaarroz.com.br ou enviar e-mail para assinaturas@planetaarroz.com.br ou comercial@planetaarroz.com.br.

Sugestões de pauta e dúvidas, podem ser enviadas para planetaarroz@planetaarroz.com.br ou os contatos podem ser estabelecidos pelo telefone (51) 3722 9696. A próxima edição circulará na Feira Nacional do Arroz (Fenarroz), em maio. A edição atual, foi lançada pelo presidente da Federarroz e a governadora gaúcha Yeda Crusius, durante a 18ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Cachoeirinha (RS).

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