Setor arrozeiro pede antecipação de leilões
Primeiro leilão deverá ocorrer no dia 03 de abril.
O setor arrozeiro solicitou à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a antecipação dos leilões de PEP e Pepro que aconteceriam no dia 10 de abril. Segundo o diretor comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Rubens Silveira, o motivo é a queda na cotação do produto devido ao rápido avanço na colheita.
– Em algumas regiões a cotação do arroz está abaixo do preço mínimo de R$ 22,00 – afirma.
Conforme Silveira, a Conab deverá acatar a solicitação e divulgar o edital já na próxima semana, com o pregão sendo realizado no dia 03 de abril. Serão ofertadas 100 mil toneladas para PEP e 25 mil toneladas para Pepro e a expectativa do setor é a realização de um leilão a cada 15 dias.
Entenda os mecanismos
O Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) é um prêmio concedido ao produtor rural e/ou sua cooperativa que se disponha a vender seu produto pela diferença entre o Valor de Referência estabelecido pelo Governo Federal (R$ 22 para o arroz) e o valor do Prêmio Equalizador arrematado em leilão, obedecida a legislação do ICMS vigente em cada Estado da Federação.
Já o Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) é um instrumento de política agrícola que concede subvenção econômica aos interessados em adquirir produto diretamente do produtor e/ou cooperativa, garantindo-lhes o pagamento do valor de referência, sob a condição de escoar o excedente da safra para a região de consumo.