Procura pelos silos da Cesa no RS aumenta 20% nesta safra
Estado já autorizou a transformação do terminal de Rio Grande em um pólo para exportação de arroz, mas ainda falta a reforma.
A procura pelas 23 unidades da Companhia Estadual de Silos Armazéns (Cesa) no Rio Grande do Sul aumentou 20% na atual safra de verão. A informação foi repassada nesta quarta-feira (26) pela diretoria da empresa ao secretário estadual da Agricultura do estado, João Carlos Machado, em reunião no seu gabinete.
– A procura pelos silos da Cesa já supera todos os anos anteriores.
Certamente, este ano, teremos um armazenamento recorde de grãos na companhia – prevê Machado, que recebeu o presidente Juvir Mattuella, e os diretores Luis Carlos Oliveira (técnico-comercial) e Hugo Prevedello (administrativo-financeiro).
Mattuela acredita que o incremento em relação ao ano passado pode superar os 25%.
No ano passado, a Cesa recebeu cerca de 4,7 milhões de sacos, principalmente de arroz e soja. Agora, pela procura inicial, a expectativa é superar os 6 milhões de sacos. A novidade deste ano, revela o diretor Luis Carlos Oliveira, é o recebimento de milho.
– Pelo preço, os produtores estão buscando nossos armazéns para comercializar o produto, antes consumido nas próprias propriedades – explica.
Além do milho, o arroz tem sido o principal produto entregue nos silos da Cesa espalhados pelo Estado. Na safra passada, o recebimento de arroz alcançou 3,4 milhões de sacos.
– Iremos atingir 4,1 milhões de sacos de arroz este ano – projeta Oliveira.
O diretor ainda diz que as unidades de Santa Rosa, Palmeira das Missões e São Luiz Gonzaga já estão recebendo soja.
Das oito unidades que ainda continham estoques de arroz, somente Bagé está com a sua capacidade de recebimento comprometida. Mas a Cesa está recebendo o produto, procedendo a limpesa e a secagem dos grãos e encaminhando o arroz para outras unidades próximas, como em Pelotas.
– Todos os produtores estão sendo atendidos – garante Oliveira.