Fazenda confirma manutenção do crédito presumido ao arroz gaúcho

Posição foi confirmada pelo diretor da Receita Estadual ao vice-presidente da Comissão de Agricultura da AL Jerônimo Goergen .

O pedido de audiência pública, feito pelo deputado Jerônimo Goergen(PP), para debater a suspensão de incentivos ao setor produtivo do RS teve resultados positivos para produtores e indústrias gaúchas. O setor do arroz recebeu a importante notícia que não terá eliminação de subsídios de ICMS a partir de 1º de maio deste ano. A notícia foi transmitida por telefone pelo diretor da Receita Pública Estadual, Júlio Cézar Grazziotin, ao parlamentar. Além disso, o governo do Estado anunciou que manterá os incentivos para a lavoura orizícola.

Em relação ao corte de créditos presumidos para o setor do leite e derivados, o governo garantiu que criará mecanismos para que produtores e empresários não sofram com alterações na legislação tributária. Presidindo a audiência, o vice-presidente da Comissão de Agricultura, deputado Jerônimo Göergen (PP), apontou que é necessário buscar uma reavaliação dos decretos, de modo que a cadeia produtiva do leite e derivados não seja prejudicada.

– O momento atual não pode ser desconsiderado, há mudanças no cenário brasileiro que podem comprometer uma das principais atividades do setor produtivo gaúcho. Reconheço a sensibilidade da Fazenda nas questões ligadas ao agronegócio gaúcho, a iniciativa ligada aos subsídios do arroz é um exemplo – diz Jerônimo.

O presidente da Federação dos Arrozeiros do Estado, Renato Rocha, ressalta o trabalho do deputado Jerônimo no setor e enfatiza ser importante a manutenção do incentivo para estimular as indústrias.

– A medida valoriza a produção interna devido a grande concorrência externa. A retirada do incentivo faria com que o Mercosul crescesse em função de seu custo menor pelo cereal. Destaco a participação de Jerônimo junto ao governo pois faz com que possamos trabalhar cada vez mais como cadeia – afirma Rocha.

Estiveram presentes no encontro nesta quinta-feira (27), o presidente da Fetag, Elton Weber; presidente da Comissão de Leite da Farsul, Jorge Rodrigues; presidente da Federarroz, Renato Rocha; presidente do Sistema Ocergs, Virgílio Périus; presidente da Afubra, Benício Werner; secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini; e demais representantes do setor.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter