Produção mundial de arroz deve atingir 625 milhões de toneladas
A produção mundial está projetada em 625 milhões de toneladas (base casca) para um consumo de 623,7 milhões de toneladas.
Em um novo relatório de oferta e demanda para a produção mundial de arroz, o departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) constatou que o cenário se apresenta ajustado. A produção mundial está projetada em 625 milhões de toneladas (base casca) para um consumo de 623,7 milhões de toneladas. Ainda segundo o Usda, a expectativa é de que o volume de arroz exportado tenha uma redução de 6,3%. Alguns países, inclusive, já aumentaram as taxas para a saída do produto.
Para o Brasil, o departamento americano espera uma safra de 12,05 milhões de toneladas. Segundo o assessor de mercado do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Tiago Barata, as importações estão projetadas em 700 mil toneladas, enquanto as exportações brasileiras não devem ultrapassar 250 mil toneladas.
– As projeções do Usda não fogem do que estava sendo esperado pelos principais compradores, portanto a expectativa é de que não haja alteração no comportamento até então observado no mercado internacional no curto prazo – afirma.
Em relação ao último levantamento, a projeção foi aumentada em 3,45 milhões de toneladas. A correção se deve, basicamente, ao incremento na expectativa das safras da Indonésia (em 2,2 milhão de toneladas), Myanmar (em 940 mil toneladas) e Brasil (em 308 mil toneladas). A projeção de consumo também apresentou aumento em relação ao relatório de março, passando de 620 milhões de toneladas para 623,7 milhões de toneladas.