Arroz valoriza pelo quarto dia consecutivo no mercado internacional
O arroz seguia negociado em alta, pelo quarto dia consecutivo, devido à especulação de que Myanmar possa ser obrigado a cortar as exportações e comprar no mercado internacional depois do ciclone ter devastado os campos do país.
O arroz seguia a negociar em alta, pelo quarto dia consecutivo, devido à especulação de que Myanmar possa ser obrigado a cortar as exportações e a comprar no mercado internacional depois do ciclone ter devastado os campos do país.
O arroz para entrega em Julho avançou 2,4% para os 21,60 dólares por 100 libras-peso.
Myanmar foi atingido por um ciclone que destruiu as suas plantações e matou cerca de 60 mil pessoas. Com a tempestade, as exportações do país poderão ser afetadas e, invés de exportar 600 mil toneladas, como era esperado, poderá ser necessário recorrer ao mercado internacional para comprar o cereal.
– Caso esta situação se verifique, a oferta poderá ser insuficiente para a procura mundial, o que impulsionará os preços do arroz, elevando os riscos de fome para um bilhão de asiáticos – afirmou Haruhiko Kuroda, presidente do Banco de Desenvolvimento Asiático na passada segunda feira.
Antes da tempestade, a Organização de Alimentação e Agricultura estimava que Myanmar exportasse 600 mil toneladas de arroz em 2008.
– Os estragos do ciclone em Myanmar vão reduzir a oferta de arroz, especialmente na Ásia – afirmou o analista Takaki Shigemoto da Okachi & Co. citado pela Bloomberg.