Pesquisadores gaúchos difundem manejo do arroz em Mato Grosso do Sul
O evento, que teve início nesta quinta-feira (19), tem como objetivo promover o conhecimento de novas técnicas e tecnologias desenvolvidas para o melhoramento da produtividade.
O exemplo gaúcho de produção de arroz será mostrado nesta sexta-feira (20), no 5° Simpósio de Arroz Irrigado, em Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul. O evento, que teve início nesta quinta-feira (19), tem como objetivo promover o conhecimento de novas técnicas e tecnologias desenvolvidas para o melhoramento da produtividade. O estado cultiva cerca de 35 mil hectares de arroz e o rendimento da lavoura é o quarto maior do Brasil, perdendo apenas para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Roraima.
A qualidade ambiental da lavoura de arroz e as boas práticas culturais para altas produtividades serão os temas discutidos pela pesquisadora do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Vera Macedo, e pelo diretor técnico, Valmir Men ezes. A promoção do Simpósio é da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Rio Brilhante (Aearb) e Embrapa Arroz e Feijão, com o apoio do Crea-MS.
A programação conta, ainda, com debates e palestras sobre licenciamento ambiental para o plantio no estado, melhoramento do arroz irrigado e o manejo de doenças na lavoura. O evento tem como meta, também, promover o aprimoramento profissional dos profissionais ligados à cultura, como engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas.