Vice da Farsul visita reserva indígena em zona de conflito em Roraima
Gedeão Pereira, visitou, nessa
semana, a Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, na condição de integrante da Comissão Fundiária da CNA.
O vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira, visitou, nessa
semana, a Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, na condição de integrante da Comissão Fundiária da CNA. O grupo verificou a situação da área que é utilizada para plantio de arroz e a Funai pretende retomá-la para devolver aos indígenas.
– As lavouras de lá têm a mesma qualidade das do Rio Grande do Sul e muitos produtores instalados na área da Reserva são gaúchos. Fomos levar apoio institucional da CNA e da Farsul aos produtores da região.
O objetivo é evitar o avanço da reforma agrária pretendida pelo governo federal, que quer desapropriar áreas para utilização em assentamentos do Incra; antigos quilombos e reservas indígenas. Os índios já levaram 106 milhões de hectares; os quilombolas querem 20 milhões de hectares e os assentamentos do MST e do Incra, 70 milhões de hectares.
– Esse é mais um ataque aos produtores rurais. Nossa
missão foi verificar como o sistema pode ajudar a reverter a situação – destacou Gedeão.
No momento, o processo está parado no STF por determinação do Presidente Gilmar Mendes, para ser julgado em agosto. A Raposa Serra do Sol, última grande Terra Indígena da Amazônia que aguarda reconhecimento, está pronta para ser homologada desde a edição da Portaria 820/98. Com a homologação os produtores
têm que deixar o local.