SFA impede venda de 9t de arroz e feijão em supermercados de MS

A comercialização desses produtos foi suspensa em razão de não atenderem os requisitos legais de qualidade, padronização e as normas de rotulagem.

A Superintendência Federal de Agricultura de Mato Grosso do Sul (SFA/MS) impediu nos meses de junho e julho que 9 toneladas de arroz e feijão, que já estavam nas prateleiras dos supermercados prontos para a venda, fossem comercializados.

A comercialização desses produtos foi suspensa em razão de não atenderem os requisitos legais de qualidade, padronização e as normas de rotulagem. O arroz e o feijão estavam sendo vendidas em supermercados de Coxim, Aquidauana e Anastácio.

A SFA fez a fiscalização dos supermercados destas cidades através de sua unidade volante de fiscalização de qualidade vegetal, carinhosamente chamada pelos técnico do órgão de \’Van Derléia\’. Com esse veículo os fiscais vão até os pontos de venda dos produtos vegetais, fazem a coleta de amostras e na própria unidade, fazem a análise.

Se o resultado da aferição indicar divergência entre os resultados constantes no “Laudo de Classificação de Fiscalização” e as especificações de qualidade marcadas na embalagem do produto fiscalizado, imediatamente é aplicada a “medida cautelar de suspensão da comercialização dos produtos irregulares”. Os produtos ficam nos supermercados, mas lacrados, sem que possam ser comercializados.

A grande vantagem dessa inovação na fiscalização dentro dos supermercados é a de que os cidadãos (consumidores) podem acompanhar de perto os trabalhos dos fiscais e aguardar no máximo uma hora para ver o atestado de qualidade dos produtos que consomem.

– É muito gratificante observar o interesse das pessoas em acompanhar o resultado dos trabalhos de classificação realizados em frente os estabelecimentos comerciais e sentir que não existem barreiras entre o órgão de fiscalização e o objeto do nosso serviço, os consumidores – disse o fiscal agropecuário, Yoshio Fugita, coordenador da equipe de fiscalização da Unidade Volante da SFA/MS.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter