Centro já produz e beneficia sementes para safra 2009
O Governo do Estado de Pernambuco quer produzir este ano, para distribuir com os agricultores familiares em 2009, mais de 2,5 toneladas de sementes de qualidade de feijão, milho, arroz e sorgo.
O Governo do Estado de Pernambuco quer produzir este ano, para distribuir com os agricultores familiares em 2009, mais de 2,5 toneladas de sementes de qualidade de feijão, milho, arroz e sorgo.
– A semente é o insumo mais importante para a agricultura, por isto precisa receber um tratamento diferenciado antes de chegar ao produtor – afirma o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco-IPA, Júlio Zoé de Brito.
O Instituto é o órgão da SARA responsável pela execução do Programa de Produção e Distribuição de Sementes, e por mais dois outros programas que se complementam, o Terra Pronta (aração de terras) e Distribuição de Sementes, voltados para a agricultura familiar.
Além de ajudar o agricultor a plantar, os técnicos do IPA apóiam o pequeno pro-dutor na colheita e realiza o beneficiamento das sementes que são distribuídas em todo o Estado, em especial no Sertão, através de duas unidades de beneficiamento de sementes, instaladas nos municípios de Petrolina (Sertão do São Francisco) e outra em Ibimirim (Sertão do Moxotó).
Estes centros atuam na execução do programa de Sementes, investindo na produção, beneficiamento, conservação e análise de sementes, garantindo aos produtores da Zona da Mata, Agreste e do próprio Sertão sementes selecionadas. Para Júlio Zoé a atividade ganhou uma dinâmica maior na administração do governador Eduardo Campos.
– A meta é que o Estado seja auto-sustentável na produção de sementes – enfatiza.
Para a produção total de sementes, 2.658 toneladas – volume necessário para a safra 2008/2009 -, serão cultivadas sob o regime de irrigação. Estima-se atingir uma área total de 630 hectares, com uma produção de 1.502 toneladas em Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista.
Destes, 300 hectares vão produzir feijão vigna, 328 hectares de feijão phaseoulus, 100 ha de sorgo forrageiro e 4 hectares de arroz.
Há uma estimativa de produção de 1.100,3 toneladas de sementes, num total de 596 hectares de plantação, no sistema de sequeiro, cujos maiores produtores são os municípios de Salgueiro e circunvizinhos (Cedro, São José do Belmonte e Mirandiba). Nestas áreas serão cultivados 180 ha de algodão, 112 de feijão vigna, 420 de feijão phaseoulus, 385 e 55 de sorgo granífero.
Após a colheita, toda produção será transportada para o Centro de Processamento de Sementes do IPA, situado em Ibimirim, onde as sementes serão pesadas, classificadas, testadas, tratadas e embaladas em sacos de papel padrão. Em seguida, serão transportadas para os municípios das áreas de abrangência do projeto, onde serão devidamente armazenadas. Os testes de qualidade são realiza dos pelo Laboratório de Análise de Sementes, localizado no Recife.
Sementes – O Programa de Sementes recebe incentivo do Governo Federal, através da Secretaria de Agricultura Familiar – SAF.
Os agricultores familiares são previamente selecionados e cadastrados pelo IPA, mediante a assinatura de um contrato onde o agricultor se compromete a vender toda a produção ao Instituto. Atualmente existem cerca de 150 agricultores cadastrados e cooperados, que produzem as sementes. O IPA fornece as sementes básicas e os agricultores assumem a responsabilidade pelos demais custos de produção.
Com o diferencial e estímulo, o IPA pagará pela semente produzida um valor em média 30% superior ao preço de mercado. O gerente de Negócios Tecnológicos do IPA, Romualdo Sena, afirmou que o IPA adquire um saco de 60 quilos de sementes por R$ 90,00, enquanto se o produtor fosse vender no mercado o preço cairia para R$ 32,00.
A divisão dos quantitativos por municípios levará em conta o número de agricultores familiares locais e de produtores que aderirem ao programa Garantia Safra. O programa atenderá prioritariamente os agricultores familiares de 55 municípios que compõem os três Territórios da Cidadania em Pernambuco e dos demais municípios que aderirem ao Garantia Safra 2008/2009.
Com isto serão beneficiadas 120 mil famílias de agricultores familiares, sendo 90 mil do Garantia Safra e 50 mil outros dos Territórios da Cidadania. Cada família deverá receber a quantidade de sementes necessária para a área de cultivo cadastrada. A distribuição de sementes ocorrerá quando forem iniciadas as chuvas na região.
O repasse das sementes será feito pelo extensionista rural para as associações legais de agricultores familiares, que receberão assistência técnica dos profissionais do IPA. Eles serão estimulados e capacitados pelo serviço de ATER para a formação dos bancos de sêmentes comunitários. Os bancos de sementes serão administrados pelas associações, que por sua vez disponibilizarão as sementes aos seus associados para o plantio da safra do ano seguinte.