Lançamento da Planeta Arroz 27 repercute no setor
Revista traz a mais completa gama de informações sobre o arroz no Brasil.
A cadeia produtiva do arroz recebeu com grande expectativa a edição de número 27 da Planeta Arroz, a única revista de circulação nacional especializada no tema. A reportagem de capa apresenta uma radiografia dos gargalos para a exportação de arroz que o Brasil enfrenta, destacando os investimentos que estão sendo realizados pelo complexo Tergrasa/Termasa, no Porto de Rio Grande (RS) e do Governo gaúcho, numa parceria entre o Irga e a Cesa.
Esta parceria deverá criar um terminal exclusivo para o arroz, com capacidade de armazenar até 60 mil toneladas. O Rio Grande do Sul é responsável por 60% da produção nacional e mais de 90% das exportações praticadas em 2008, que já somam 550 mil toneladas. A expectativa é de alcançar, pelo menos, 700 mil.
Além deste tema, a revista retrata o panorama da safra brasileira, a retomada da concentração das indústrias de arroz no Sul do Brasil, com muitas delas deixando o Centro-Oeste em busca da estabilidade de produção, e o Mato Grosso trabalhando para criar tecnologias que permitam o fortalecimento da cultura naquele estado. Em contrapartida, nas páginas da Planeta Arroz, os especialistas gaúchos apontam as principais razões para a lavoura do Rio Grande do Sul estar quebrando recordes de produtividade e produção. A publicação traz ainda uma reportagem retratando a pirataria de sementes mutagênicas da Argentina e as implicações deste fato na lavoura.
Duas reportagens importantes destacam o consumo. A primeira aborda as soluções encontradas para incentivar o consumidor a comprar e consumir produtos derivados do arroz. Na segunda, é mostrado que o peso do cereal no custo da Cesta Básica brasileira, ainda que tenha subido de preço, é pouco representativo.
O comportamento do mercado exige espaço diferenciado na revista e, além da abordagem no caderno principal, há um Encarte Especial, com a análise do Mestre em Agronegócios Tiago Sarmento Barata, sobre o comportamento do mercado internacional. Nestas análises, o leitor encontra as razões para o comportamento de preços em 2008 e perspectivas para o ano safra 2008/09. A visibilidade que o mercado e os palestrantes brasileiros ganham no mercado internacional também é tema de reportagem.
Planeta Arroz ainda reproduz todas as informações sobre os principais eventos realizados para o setor nos últimos três meses, como a Fenarroz e o Seminário Lavoura Em Evolução, destaca a criação do selo ambiental do Irga, para as produções mais limpas, e traz uma reportagem especial sobre a troca de comando na Chefia Geral da Embrapa Arroz e Feijão, em Goiás, destacando a trajetória de uma das mais importantes pesquisadoras de arroz do país, Beatriz da Silveira Pinheiro.
Além de todas estas informações, a revista traz os tradicionais artigos de Gilberto Wageck Amato, sobre a qualidade do arroz parboilizado no Brasil, diferenças e semelhanças com o macerado, e o do médico e presidente do IBPS, Carlos Adílio Maia do Nascimento, que aborda a relação Arroz & Saúde. Planeta Arroz ainda traz todas as informações sobre inovação tecnológica na área, novidades do arroz na Ásia e na África, pesquisas e novidades do mercado, nas seções Planeta News, as pessoas que se destacaram no setor em Planeta Gente, e a irreverência de Jader Corrêa, em Planeta Humor.
Para assinar ou comprar exemplares da revista Planeta Arroz, basta entrar em contato com a central de assinaturas pelo e-mail assinatura@planetaarroz.com.br ou, ligar para (51) 3722-9600. O número 28 circulará no início de dezembro.