Rio Grande do Sul abre a safra 2008/09

Mais do que a semente, arrozeiros gaúchos põe no solo a esperança de uma safra produtiva e com preços remuneradores para o setor
.

A solenidade de Abertura Oficial do Plantio da Safra de Arroz 2008/09, promovida pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e o Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) nesta quinta-feira (23/10), em Cachoeirinha (RS), representa mais do que um ato simbólico dando início à produção do cereal no estado.

Com o arroz, os agricultores estão semeando a esperança de uma safra produtiva e com preços remuneradores em 2009. O evento abre um horizonte de novas tecnologias e ações político-setoriais que assegurem a estabilidade produtiva e do mercado no próximo ano.

Para a Federarroz, a Abertura do Plantio é um chamado à 19ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, de 5 a 7 de março de 2009, que concentrará o melhor da tecnologia em arroz irrigado, debates e discussões decisivas sobre mercados, comercialização, meio-ambiente, gestão, consumo e temas pertinentes a toda cadeia produtiva gaúcha e nacional.

A solenidade que oficializa o início do plantio será comandada pelo secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócios, João Carlos Machado e o presidente da Assembléia Legislativa, Alceu Moreira, na Estação Experimental do Arroz, do Irga, mesmo local da Abertura da Colheita.

O presidente da Federarroz, Renato Caiaffo da Rocha, destaca a importância da parceria com o Irga para a Abertura da Colheita, que fortalece a cadeia produtiva.

– São duas entidades representativas dos produtores gaúchos de arroz e o fato de estarem juntas, promovendo o maior evento da produção orizícola da América, é muito significativo – frisa.

Rocha não poupa elogios à infra-estrutura da Estação Experimental do Arroz, com 200 hectares e uma das principais vitrines tecnológicas do mundo, que poderá apresentar 20 expositores, além dos experimentos do próprio Irga. A estrutura permite a realização do evento em um único espaço. Outra vantagem substancial é a localização do centro de pesquisas, a 10 quilômetros de Porto Alegre, com grande estrutura de hotelaria e logística.

No interior, os quase 50 Núcleos de Assistência Técnica (Nate’s) do Irga auxiliam na organização de excursões de produtores e na difusão das tecnologias e discussão dos temas técnicos.

– Este ano o objetivo são 90 excursões – avisa Renato Rocha.

O ministro Reinhold Stephanes foi convidado na semana passada para abrir a colheita, dia 7 de março de 2009.

Mais informações:

FEDERARROZ:
(53) 3243 6002 – Dom Pedrito
(51) 3470 0609 – Cachoeirinha
federarroz@terra.com.br

IRGA
(51) 3288 0400 – Porto Alegre
contato@irga.rs.gov.br

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter