Dois projetos são destaques no Programa Pibic/Irga
Entre os cinco alunos participantes orientados por pesquisadores do Irga, dois deles foram contemplados com os projetos de pesquisa e iniciação científica.
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), através do Comitê Institucional que gerencia as bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), divulga os alunos destaques que foram selecionados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Pibic.
Entre os cinco alunos participantes orientados por pesquisadores do Irga, dois deles foram contemplados com os projetos de pesquisa e iniciação científica. Os bolsistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Augusto Kalsing, orientado pelo diretor Técnico do Irga, Valmir Menezes e o pesquisador Carlos Henrique Mariot, e Ives Goulart, dirigido pelos pesquisadores do Instituto, Gustavo Funck e Daniel Grohs foram destaque pelo empenho e dedicação no desenvolvimento dos trabalhos.
As propostas contempladas abordam Resistência de arroz vermelho a herbicidas imidazolinonas, e Manejo integrado de doenças na cultura do arroz irrigado: efeitos de época de semeadura e controle químico sobre o rendimento dos grãos. Os trabalhos foram apresentados no XX Salão de Iniciação Científica da Ufrgs, realizado de 20 a 25 de outubro de 2008.
Segundo a pesquisadora do Irga, Claudia Lange, este é o primeiro ano que o Irga participa do Programa. Cerca de 2 mil projetos foram apresentados. O resultado excelente motivou pesquisadores e alunos de graduação que integram ao Programa. O mérito comprova a qualidade dos trabalhos de pesquisa que representa o empenho na consolidação do Programa do Instituto de Iniciação Científica, além do reconhecimento ao esforço e dedicação dos alunos que foram destaque em sua sessão.
O Comitê Institucional do Pibic é formado pelas pesquisadoras-doutoras Claudia Lange, que é a coordenadora, Renata Pereira da Cruz e a pesquisadora-mestre, Vera Macedo.
As bolsas do CNPq não são reembolsáveis e os candidatos aprovados recebem um auxílio financeiro mensal para permitir a dedicação exclusiva ao desenvolvimento de pesquisas ou à formação acadêmica.