Mali regista excedente de 157 mil toneladas na produção de arroz

A Iniciativa Arroz cumpriu com todas as suas promessas com uma produção global estimada em um milhão 624 mil 246 toneladas de arroz Paddy.

O programa A Iniciativa Arroz foi realizado com um excedente de produção de arroz declarado de mais de 157 mil toneladas contrariamente às 100 mil toneladas comercializáveis previstas no início da campanha 2008-2009, anunciou sábado o ministério maliano da Agricultura.

Segundo os peritos da referida instituição, a Iniciativa Arroz cumpriu com todas as suas promessas com uma produção global estimada em um milhão 624 mil 246 toneladas de arroz Paddy, ou seja pouco menos de um milhão de toneladas de arroz comerciável, atingindo uma taxa de realização de 100,39 por cento.

O Mali consome anualmente 900 mil toneladas de arroz, de acordo com a mesma fonte.

A Iniciativa Arroz foi lançada pelo governo maliano num contexto da crise alimentar generalizada sobre os preços dos produtos de primeira necessidade, nomeadamente os preços do arroz que registaram um forte crescimento a partir dos meados de 2007, indicou a fonte.

O governo implementou um plano operacional que previa subvenções para as sementes nas novas zonas de produção, a mecanização da produção, o enquadramento dos produtores agrícolas pelo recrutamento de 102 especialistas a fim de reforçar o dispositivo existente e as subvenções para adubos, segundo a mesma fonte.

A subvenção destinada a apoiar a produção no quadro da Iniciativa Arroz cifra-se em 10 biliões 700 milhões de francos CFA (mais de 20 milhões de dólares americanos), soube-se da mesma fonte.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter