Produtividade do arroz deve estagnar este ano em Uruguaiana (RS)
Produtores atrasaram plantio, que teria de ser concluído até 10 de novembro.
Cerca de 20% dos 80 mil hectares plantados de arroz em Uruguaiana, no oeste do Rio Grande do Sul, estão sendo banhados para que a planta possa imergir. O problema ocorre com produtores que atrasaram o plantio, recomendado como ideal pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) até o dia 10 de novembro.
Em razão disso, o instituto estima que a produtividade na cidade que mais produz arroz no Brasil não cresça, como era o esperado. Segundo a agrônoma do escritório do Irga em Uruguaiana, Síntia Trojan, a entidade vem trabalhando há três anos para que os produtores semeiem suas lavouras mais cedo:
Este já era um ano em que todos os produtores deveriam ter plantado até 10 de novembro. Mas houve toda a questão climática que impediu alguns de fazê-lo no tempo certo. Na safra passada, a produtividade ficou em cerca de 8 mil quilos por hectare.
Esperávamos aumentar este ano, mas vamos estagnar lamenta Síntia.
Julio Silveira é um dos agricultores que ficaram com parte de sua lavoura para semear mais tarde e teve de banhar 120 hectares:
O principal receio é que falte água mais tarde. Porque a água que tenho no reservatório era para irrigar a lavoura durante seu desenvolvimento. Não contava que teria de banhar a terra para o arroz nascer. Sem falar que é uma lavoura vulnerável a invasoras conta o produtor.
Na maioria das regiões do Rio Grande do Sul o plantio está sendo concluído.