Federarroz aposta na retomada dos preços

Assembléia em Cachoeira do Sul também decidiu doar arroz às vítimas da tragédia em Santa Catarina.

Com a presença de 80 líderes arrozeiros, representando mais de 20 municípios gaúchos, a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) realizou nesta quarta-feira, em Cachoeira do Sul, uma assembléia geral para estabelecer estratégias de produção e comercialização para o período de entressafra. Segundo o presidente Renato Rocha, o saldo do encontro foi amplamente positivo e mostrou, entre outras coisas, que o setor está mobilizado em defesa de seus interesses.

Destacou, ainda, que durante a assembléia os celulares dos produtores não pararam de tocar com indústrias e corretores mostrando interesse na compra de produto, o que é um bom sinal.

– A indústria já começou uma nova ofensiva por arroz em casca e isso deve iniciar também uma recuperação nos preços – frisa.

Segundo ele, a quebra de safra em Santa Catarina, a seca no Rio Grande do Sul, a redução de área no Mato Grosso e uma redução de área no Mercosul, também em razão da estiagem na Argentina e no Uruguai, são fatores significativos na composição dos preços da entressafra.

– Isso sem contar o estoque de passagem que é menor em 10 safras – frisa.

A assembléia também decidiu encaminhar novos pleitos ao governo federal e unir-se ao esforço nacional em ajuda às vítimas das enchentes em Santa Catarina.

As decisões:

1) Orientar o setor para melhorar gestão da oferta para a recomposição dos preços do mercado;

2) Informar que as dificuldades ocasionadas pelo clima na implantação da lavoura da safra 20082009 (enchentes, replantio, dificuldades de germinação e plantio fora da época recomendada) sinalizam redução da produtividade;

3) Fatores que indicam cenário favorável:

– Baixos estoques do varejo;
– Quebra da safra Catarinense;
– Escoamento final dos estoques de arroz leiloados pela CONAB (retorno às compras);
– Preços estáveis no mercado internacional;
– Estiagem no Uruguai e Argentina, com redução de área em 15%;
– Doações de 120 milton de arroz brasileiro aos países que sofreram com catástofres;
– Baixo estoque de passagem, metade em relação à safra anterior (1 milhão de ton);

4) Pleitos ao Governo Federal – Pedido de audiência Ministro da Agricultura
– Fiscalização dos estoques da Conab (dezembro/2008 – março/2009);
– Suspensão definitiva dos leilões até a safra;
– Solicitação de mecanismos de comercialização (EFGs, Opções e solicitação de PEP, PEPRO e REINTEGRO para incentivar as exportações);

5) Pleitos ao Governo Estadual – Pedido de audiência governadora Yeda Crusius
– Será solicitada a aplicação das leis estaduais 12.6852006 (CDO no arroz importado) e 12.4272006 (pesagem e exame fitossanitário no arroz importado).

6) A Federarroz promoverá, através das Associações de Arrozeiros, uma Campanha de doação de arroz beneficiado para as vítimas da tragédia provocada pelas chuvas e enchentes em Santa Catarina. A doação mínima será de um fardo de arroz (30kg) por produtor e os produtos serão concentrados na sede da entidade, em Dom Pedrito, para posterior encaminhamento à Defesa Civil em Santa Catarina.

Mais informações:
FEDERARROZ:
(53) 3243 6002 – Dom Pedrito
federarroz@terra.com.br

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter