Conab considera 2008 um ano atípico para o arroz
3º levantamento de safra analisa características das lavouras e a situação de mercado.
De acordo com dados da Emater-RS, o Estado do Rio Grande do Sul já está com mais de 99% da área plantada, com aproximadamente 85% do arroz já germinado ou em desenvolvimento vegetativo, mantendo, assim, um crescimento de área em torno de 2,0% (21,3 mil hectares) em relação à safra anterior.
A razão que levou a este acréscimo de área foi, principalmente, as cotações do produto no mercado, pois mesmo com um custo de produção relativamente maior, estão mais atrativas ao produtor do que em relação ao ano passado.
Apesar da falta de chuvas neste último mês, a situação da cultura ainda está se desenvolvendo dentro da normalidade. Mesmo assim, em alguns casos, os produtores poderão antecipar a irrigação uma vez que os mananciais não apresentam problemas de abastecimento até o momento.
Vale lembrar que o Rio Grande do Sul é o principal produtor de arroz, sendo responsável por 62,0% da produção nacional. Sendo o Estado de Santa Catarina o segundo maior produtor nacional e devido às recentes ocorrências climáticas nesta região, sobretudo no Vale do Itajaí, onde o grão predominante plantado nesta região é o arroz, apesar de não ser a área mais importante do Estado para esta cultura, poderá vir ocorrer uma quebra na produtividade.
Previa-se inicialmente um rendimento em torno de 7.000 kg/ha, mas, neste levantamento, está se prevendo 6.650 kg/ha. É provável que na próxima estimativa venha a ocorrer uma avaliação mais precisa (após o escoamento das águas), pois ainda poderá haver alguns replantios já que áreas importantes não chegaram a ser realmente atingidas pelas enchentes.
Na Região Centro-Oeste, o Estado do Mato Grosso terá um aumento de área em 1,4%, maior que a safra 2007/2008 e um aumento de produtividade estimado em 4,3%, isto devido às boas condições das lavouras nas regiões produtoras.
Devido ao aumento de área e produtividade média, na Região Centro-Sul, que corresponde a 61,0% do total de área plantada no País, a produção nacional estimada é de 12,25 milhões de toneladas, ficando 1,6% acima da safra passada e próxima ao limite inferior apresentado no último levantamento.
Mercado de Arroz
O ano de 2008 foi bastante atípico com a condição normal de oferta e demanda, havia a indicação que se repetiriam os efeitos de depressão de preços no início da safra. Entretanto, tendo em vista a elevação de forma abrupta das cotações internacionais, em que o arroz tailandês 100%B chegou a ser comercializado por US$ 1,050.00 por tonelada, trouxe como reflexo a majoração dos preços internos. Contudo, esse fenômeno não tinha consistência técnica e facilmente se previa que iria sofrer reduções importantes.
Atualmente já está sendo comercializado por volta de US$ 550.00 por tonelada e ainda há sinais de mais reduções principalmente em função dos efeitos recentes da crise no sistema financeiro mundial.