Produtores se preparam para safra recorde no Sul do Ceará

O amarelo do arroz contrasta com outras áreas secas do sertão cearense.

Começou a colheita de arroz irrigado no ceará. Os municípios de Iguatu e Quixelô na região Centro-Sul do Estado, são os maiores produtores do grão.

O amarelo do arroz contrasta com outras áreas secas do sertão cearense. De acordo com o IBGE, os municípios de Iguatu e Quixelô a 390 quilômetros de Fortaleza, têm a maior produção de arroz irrigado do Estado. A estimativa para este ano, é de 120 mil toneladas em 2 mil hectares de plantio.

Um dos motivos da fartura, é a represa do açude Orós que que está com 1 bilhão e 730 milhões de metros cúbicos e
abastece toda a região Centro-Sul do Ceará.

Para que a colheita termine antes do próximo período de chuva, que deve começar em janeiro, os agricultores trabalham em ritmo acelerado. A maioria utiliza máquina colheitadeira para facilitar o serviço no campo.

Com a boa chuva que molhou o sertão durante o 1º semestre, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, avalia a safra de arroz irrigado, uma das melhores dos últimos anos. Em algumas áreas, estão sendo colhidas até 14 toneladas do grão por hectare.

A saca de 60 kg do arroz em casca, chegou a ser vendida por R$ 45,00. Depois que a oferta aumentou, o preço desceu para R$ 38,00.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter