Um salto tecnológico na Planeta Arroz 28
Ferramentas tecnológicas que buscam maior produtividade, menores custos e maior eficiência produtiva chegam a mão do produtor brasileiro a partir desta safra. Tudo sobre o mercado de arroz também está na Planeta Arroz.
A 28ª edição da Revista Planeta Arroz, que já circula na cadeia produtiva de todo o Brasil, apresenta um panorama do salto tecnológico das novas variedades de arroz que estão sendo lançadas pelos institutos de pesquisas e empresas de tecnologia na safra 2008/09.
São variedades mais produtivas e adaptadas às regiões de terras altas, produzidas pela Embrapa, arroz mutagênico da parceria entre Irga e Basf, a retomada do sistema Clearfield e a expectativa com a liberação dos transgênicos Liberty Link, da Bayer. Planeta Arroz apresenta as principais vantagens destas tecnologias e analisa o que irá mudar na lavoura nacional.
Além disso, a revista apresenta o mais completo panorama da comercialização e mercados com a opinião de alguns dos principais analistas do setor no Brasil, explicando os fatores que determinaram preços ao longo do ano e estabelecendo os fundamentos que serão determinantes na entressafra e as principais tendências para 2009. A boa notícia aos arrozeiros é que o próximo ano promete preços remuneradores, principalmente em razão dos estoques mais ajustados.
A revista também traduz a situação da safra até o final de novembro, estabelecendo a expectativa de crescimento para 2009, principalmente em razão dos novos investimentos e ampliação de área do Sul brasileiro. Nossos repórteres ouviram os principais líderes e cientistas nos estados de maior participação na safra nacional e traduzem os impactos da tecnologia, do mercado e do clima na safra 2008/09 e a expectativa destas cadeias produtivas.
INDÚSTRIA A crise financeira mundial, os mercados mundiais de arroz, importação, exportação e os cenários que a indústria prevê para 2009 também estão na Planeta Arroz 28, edição que fecha o ano 9 da publicação. Lideranças setoriais revelam o que esperam da crise mundial, seus efeitos sobre o mercado de arroz internacional, no Mercosul, no Brasil e nos principais estados produtores e consumidores.
Além disso, como não poderia deixar de ser, a única revista brasileira especializada em arroz com circulação nacional traz as novidades do setor na coluna Planeta News, a irreverência de Jader, em Planeta Humor, as pessoas que são notícia no setor, em Planeta Gente, os artigos de Tiago Sarmento Barata, Carlos Nascimento, Paulo Morceli e Regina Célia Gonçalves dos Santos.
As novidades sobre a reformulação da Portaria 269, que rege os padrões do arroz nacional, inovação tecnológica, manejo da lavoura, logística e muitos outros temas, estão na Planeta Arroz, um prato cheio de informações sobre o setor nesta entressafra. Para assinar, anunciar ou comprar seu exemplar, entre em contato pelo telefone (51) 3722 9696 ou pelo e-mail assinatura@planetaarroz.com.br .
A publicação é da gaúcha Casa Brasil Editores, do Grupo Vieira da Cunha, e terá nova edição lançada às vésperas da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em março, em Cachoeirinha (RS), quando marcará sua entrada no ano 10.