Agricultores acompanham pesquisa participativa

Na oportunidade os participantes, 26 pessoas, visitaram as Unidades Demonstrativas de Pesquisa Participativa instaladas em cada uma das Microbacias trabalhadas de Forquilhinha e Nova Veneza.

No último dia 12/12 a Epagri/MB2 organizou uma excursão com produtores de arroz das associações das microbacias da Sanga do Coqueiro, Complexo Dândolo /Serraria, Rio do Braço e Rio Morto. Na oportunidade os participantes, 26 pessoas, visitaram as Unidades Demonstrativas de Pesquisa Participativa instaladas em cada uma das Microbacias trabalhadas de Forquilhinha e Nova Veneza.

O grupo teve oportunidade de avaliar o andamento das unidades de adubação orgânica de arroz irrigado instaladas nesta safra com o apoio do Programa Microbacias 2, no que tange ao perfilhamento, coloração das plantas, incidência de doenças e manejo de plantas daninhas.
Os Engenheiros Agrônomos, facilitadores do PRAPEM/MB 2, Célio Antonio Boaroli e Adriana Carara fizeram uma exposição de como foram conduzidos os trabalhos em cada uma das quatro unidades.
As unidades são compostas de três parcelas com tratamentos distintos: uma com a adubação química convencional e outras duas com a aplicação respectiva de cem e cinqüenta por cento de nitrogênio proveniente de cama de aviário.

As unidades visitadas estão localizadas nas propriedades Odeni Daltoé em Santa Terezinha, Forquilhinha, Silvino Gava em Picadão, Valdecir Duminelli, na Linha Pasetto e Euclides Carminatti em São Bonifácio Nova Veneza.

Esse projeto envolve várias etapas de capacitação contínua de produtores de arroz. Essa excursão foi a terceira etapa executada com a participação dos produtores. Haverá ainda mais duas etapas no próximo ano, quando se fará a colheita das parcelas e apresentação e discussão dos resultados com todos os produtores envolvidos.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter