Navios espanhóis partem com ajuda brasileira para Honduras e Haiti
Na última semana, o navio espanhol Sotiria partiu em direção a Cuba do mesmo porto do Rio Grande com uma carga de 19.809 toneladas de alimentos.
Dois navios espanhóis com alimentos para Haiti e Honduras partiram hoje do porto brasileiro do Rio Grande (RS) para cumprirem uma operação de ajuda humanitária, informaram fontes oficiais.
O navio Belunga, carregado com 10.000 toneladas de arroz, partiu rumo a Puerto Cortes (Honduras), enquanto a embarcação Aviator fez o mesmo com outras 15.000 toneladas de arroz e tem Porto Príncipe como destino final.
Na última semana, o navio espanhol Sotiria partiu em direção a Cuba do mesmo porto do Rio Grande com uma carga de 19.809 toneladas de alimentos.
Em todos os casos, a ajuda está destinada aos desabrigados pelos furacões que castigaram estes três países no ano passado.
Nos próximos dias, outra embarcação espanhola transportará para Haiti e Honduras outras 700 toneladas de alimentos, como leite em pó e sementes.
A operação representa a primeira ação conjunta entre Brasil e Espanha no campo da ajuda humanitária e faz parte de acordos assinados pelos presidentes dos dois Governos, Luiz Inácio Lula da Silva e José Luis Rodríguez Zapatero, na Cúpula Ibero-Americana realizada no ano passado em El Salvador.
Segundo informação de fontes oficiais, a Espanha assumiu o transporte e o Brasil doou os alimentos, enquanto Cuba, Haiti e Honduras são responsáveis pelos trâmites alfandegários e pela distribuição.