Produtores de Cachoeira já colheram 2% de suas lavouras
As localizações das lavouras que já foram colhidas são na Barragem do Capané, Piquiri e Barro Vermelho.
Cachoeira do Sul (RS), a Capital Nacional do Arroz, já tem 2% de suas lavouras colhidas, segundo levantamento do engenheiro agrônomo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), José Patrício Melo de Freitas, a colheita do cereal poderia estar mais adiantada, cerca de 5% se não fossem as chuvas, que impedem os produtores de ingressarem nas lavouras com as colheitadeiras.
Freitas destaca que nesta semana cerca de 10% dos 39.360 hectares já estão prontos para serem colhidos e algumas áreas ainda estão em floração e fase de enchimento de grão. As localizações das lavouras que já foram colhidas são na Barragem do Capané, Piquiri e Barro Vermelho.
Conforme o engenheiro agrônomo, o pico da colheita deverá ocorrer em março no município. Já a produtividade destas primeiras lavouras está em torno de oito mil quilos por hectare, mas Freitas estima que este índice deverá cair ao longo da colheita. Isso deve ocorrer em função do clima e da incidência do arroz vermelho nas lavouras que este ano aumentou, disse.
Sobre o problema do arroz vermelho, Freitas disse que sua maior incidência este ano ocorreu pela deficiência do seu controle. No mês de outubro os produtores tiveram dificuldade de fazer o controle por causa de cheias em outubro pela falta de chuva em dezembro. No ano passado, a média de produtividade das lavouras cachoeirenses foi de aproximadamente 6.900 quilos por hectares.