Produtores de Guará fazem intercâmbio com gaúchos na Abertura Oficial da Colheita do Arroz
Os rizicultores também visitaram propriedades produtivas de arroz na cidade de Camacuâ (RS), onde somente um dos produtores visitados cultiva uma área de 16 mil hectares, maior que a área plantada no Vale do Paraíba (atualmente 13 mil hectares)..
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Guaratinguetá apoiou a realização de uma missão empresarial de 16 (dezesseis) produtores de arroz na 19ª Abertura Oficial da Colheita de Arroz na cidade de Cachoeirinha (RS), no período de 5 a 8 de março, considerado o maior evento do setor arrozeiro da América Latina.
Na avaliação da engenheira agrônoma Giani Bresolin, que representou o secretário Washington Agueda, a participação no evento superou as expectativas dos produtores de Guaratinguetá.
Eles visitaram estands de empresas ligadas ao setor arrozeiro, às vitrines tecnológicas, interagiram com os técnicos do IRGA (Instituto Riograndense do Arroz), e fizeram intercambio de informações práticas e técnicas com os produtores gaúchos.
Segundo ela, os rizicultores também visitaram propriedades produtivas de arroz na cidade de Camacuâ (RS), onde somente um dos produtores visitados cultiva uma área de 16 mil hectares, maior que a área plantada no Vale do Paraíba (atualmente 13 mil hectares).
– Foi muito interessante a visita, pois os produtores puderam observar áreas de grandes extensões de plantio, limpas, produtivas, muito bem manejadas, comprovando que é possível obter bons resultados produtivos com manejo correto em áreas de extensões maiores – resume.
A agrônoma destaca ainda que os produtores gaúchos mostraram alguns equipamentos como silos secadores que são comuns na região sul do país e raros aqui na região do Vale. Assim, os produtores do vale puderam conhecer e explorar detalhadamente as novas técnicas, se interando sobre os processos de aquisição de equipamentos, que facilitam a secagem e armazenamento do grão na propriedade, diminuindo custos de produção.