Estado indeniza produtores de arroz por prejuízos com granizo
De acordo com informações do Irga, os municípios de Bagé, Hulha Negra, Dom Pedrito e Santana do Livramento, na Campanha, estão com perdas em cerca de 2,2 mil hectare.
O governo do Estado, por intermédio do Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), garante a possibilidade de indenização aos produtores com prejuízos na cultura de arroz em consequência da queda de granizo, desde que as chuvas tenham ocorrido até 30 de abril de cada ano. Instituído por decreto, o ressarcimento de perdas tem a finalidade de estimular a permanência dos agricultores na atividade.
Em 2008, foram avaliados 47 processos de indenização, dos quais 34 foram aprovados para pagamento. O total, de R$ 2.021.033,34, foi pago até 15 de setembro do ano passado.
De acordo com informações do Irga, os municípios de Bagé, Hulha Negra, Dom Pedrito e Santana do Livramento, na Campanha, estão com perdas em cerca de 2,2 mil hectares. Na Fronteira Oeste, já tinha sido registrado prejuízo em 4 mil hectares. E no último final de semana, foram mais de 800 hectares perdidos nos municípios de Alegrete, Quaraí e Uruguaiana, totalizando na região 4,8 mil hectares.
Na Depressão Central, 416 hectares foram atingidos. Já na Zona Sul, o prejuízo chega a 834 hectares da área cultivada. Nas regiões da Planície Costeira Interna e Externa, 1,4 mil hectares foram afetados por granizo.
Além dos ventos que causaram prejuízos na Fronteira Oeste, mais de mil hectares de arroz foram atingidos por granizo na última semana. Somadas as ocorrências registradas pelo Irga nesta safra, o total de perdas é de 9,6 mil hectares. O fenômeno já atingiu todas as regiões arrozeiras, atingindo mais de 60 produtores.
Para o presidente do Irga, Maurício Fischer, considerando estas perdas e a redução de produtividade das últimas épocas de semeadura, a estimativa de produção da atual safra de arroz no Estado deve ficar entre 7,6 e 7,8 milhões de toneladas.