Estiagem beneficia produtores gaúchos de arroz
Mais de 80% das lavouras já foram colhidas.
A mesma estiagem no sul do país que preocupa os agricultores também tem sido uma aliada dos produtores de arroz. Em época de colheita, eles aproveitam os dias secos para acelerar os trabalhos. O Rio Grande do Sul é o maior produtor brasileiro do cereal, produzindo 60% do arroz consumido no país.
De acordo com o último levantamento do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), mais de 80% das lavouras gaúchas já foram colhidas. A previsão é de que o Estado termine a colheita na segunda quinzena de maio. Nesta safra, foram plantados 1,1 milhão de hectares
A preocupação dos produtores nesta fase final é em relação à qualidade dos grãos. A quantidade de grãos inteiros deve estar caindo em função desta variação de temperatura do dia para a noite e da própria seca que está facilitando a colheita, mas está aprontando muito rapidamente as lavouras. Muitas vezes, os agricultores não têm capacidade de colheita necessária para a retirada de arroz das propriedades no momento adequado e, com isso, depreciando um pouco em questão da qualidade explica o presidente do Irga, Maurício Fischer.