Conab negocia 89,3% da oferta de contratos de opção de arroz
A demanda aumentou em relação à primeira operação, feita no dia 14, quando produtores e cooperativas contrataram 68% da oferta.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou hoje o segundo de seis leilões previstos para apoiar a comercialização de arroz no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A demanda aumentou em relação à primeira operação, feita no dia 14, quando produtores e cooperativas contrataram 68% da oferta. Hoje foram negociados 89,3% dos 3.704 contratos (de 27 toneladas cada) disponíveis, que somam 100 mil toneladas do produto.
No Rio Grande do Sul, a demanda atingiu 96,20% da oferta de 84,6 mil toneladas. Em Santa Catarina, foram negociadas 39,41% das 11,9 mil toneladas destinadas ao Estado. Para o setor produtivo, o aumento da procura demonstra que a estratégia de usar o mecanismo foi acertada. “O contrato de opção dá uma referência futura ao mercado”, observou o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Renato Rocha.
O fato de a colheita estar em fase final no Rio Grande do Sul também colabora para aumentar a procura por instrumentos de comercialização, pois o produtor se volta para as questões de mercado, comentou Rocha. A próxima operação deve ser agendada para o dia 12 de maio. A oferta de contratos de opção deve somar 560 mil toneladas em seis operações. Por este mecanismo, o produtor adquire o direito de vender arroz ao governo na data de exercício, se considerar a negociação vantajosa. O vencimento das opções negociadas neste leilão será no dia 1º de outubro. (Sandra Hahn)