Conab eleva estimativa para safras de trigo e arroz
A Conab, que elevou a estimativa de safra do arroz de 12,67 milhões de toneladas para 12,809 milhões de toneladas.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevou a estimativa de produção para a safra do trigo 2009/10, que cujo plantio começou no mês passado, de 5,23 milhões de toneladas para 5,459 milhões de toneladas. De acordo com o oitavo levantamento da safra de grãos do País, divulgada hoje pela Conab, se confirmada essa previsão, a safra de trigo será 9,2% inferior à produzida na safra anterior, que foi de 6,015 milhões de toneladas.
No levantamento anterior, a previsão de queda em relação à safra anterior era de 13,1%.
Segundo a Conab, para essa nova safra, ainda existe muita indefinição do produtor quanto à área a ser cultivada. Apenas nos Estados de Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul foi possível obter informações preliminares sobre a área a ser cultivada com a cultura. O levantamento indica um crescimento de 1,6% (18,4 mil hectares) no Paraná e 6,9% ou 1,4 mil hectares em Minas Gerais. Já no Mato Grosso do Sul, a previsão é de uma redução de 17,7% na área a ser cultivada, ou de 8,2 mil hectares. Diante das indefinições de plantio, para as demais regiões produtoras, a Conab considerou a mesma área plantada da safra anterior.
Arroz – As boas condições climáticas para a cultura do arroz em todo o ciclo, aliada à boa tecnologia adotada, proporcionou ganhos consideráveis na produtividade média da safra 2008/09 do cereal. Essa é a avaliação feita pela Conab, que elevou a estimativa de safra do arroz de 12,67 milhões de toneladas para 12,809 milhões de toneladas, segundo oitavo levantamento da safra de grãos divulgado hoje.
A estimativa representa um incremento de 6,2% em relação à safra anterior (12,059 milhões de toneladas), ou de 749,4 mil toneladas. A colheita do arroz está em fase final nas principais regiões produtoras do País. No Rio Grande do Sul, o maior produtor nacional, as lavouras atingiram em média 7.150 quilos por hectare, o que, segundo a Conab, é considerado recorde em toda a série histórica. Em Santa Catarina, a cultura foi fortemente atingida por fatores climáticos, mas isso não chegou a atingir a produtividade média, que registrou índices superiores aos verificados na safra anterior.
No Centro-Oeste, destaca a Conab, a colheita está normal, com alguns plantios de variedades precoces já concluídos. No Nordeste, a colheita já ultrapassa os 70% e o restante a ser colhido já sente os efeitos das fortes chuvas. De acordo com a Conab, a área plantada de arroz no País na safra 2008/2009 registrou um aumento de 1,7% em relação ao ciclo passado, passando de 2.875 milhões de hectares para 2.922 milhões de hectares.