Terminal da Cesa embarcou 51 mil toneladas, em Rio Grande
Também foi recebido, no mesmo período, o equivalente a 47,5 mil toneladas, de arroz, base casca, para embarque nas próximas semanas.
A unidade da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa), no mês de junho, já efetuou seis embarques de arroz para exportação, após sua reativação como terminal de exportação, em Rio Grande, desde o dia 1º . O volume total carregado em junho, no terminal, foi de 51 mil toneladas, equivalente casca, de arroz quebrado e beneficiado. Também foi recebido, no mesmo período, o equivalente a 47,5 mil toneladas, de arroz, base casca, para embarque nas próximas semanas.
Segundo o diretor comercial do Irga, Rubens Silveira, o terminal de Rio Grande foi um grande avanço para o setor arrozeiro.
– Foi acertada a parte de documentação e começou a funcionar no mês de junho. Pela primeira vez o setor orizícola conta com um terminal de exportação – afirmou.
Silveira destacou a importância ao se referir que nos meses de abril e agosto é o período com maior dificuldade de embarque e agora contamos com um terminal que facilitará todo esse processo, salientou.
A logística proporcionada pelo terminal de exportação da Cesa, em Rio Grande, está permitindo a fluência de embarques em um período em que o mercado internacional encontra-se na entressafra e consequentemente, com bons preços, enquanto os demais terminais do Porto de Rio Grande, neste período, estão comprometidos com o embarque da soja.
Com investimentos recebidos do Governo do Estado, a nova estrutura da Cesa está capacitada para realizar grandes embarques de arroz por via marítima, possuído capacidade de armazenagem estática para 55 mil toneladas, com 102 células independentes (64 células de 800 toneladas e 38 inter-células de 200 toneladas) e com logística própria para embarque superior a um milhão de toneladas anuais do cereal.
Com o início das operações da Cesa, em junho, a expectativa é que o volume total embarcado no mês, ultrapasse a oitenta mil toneladas, alcançando no primeiro quadrimestre de 2009, o equivalente a 50% das exportações projetadas pelo setor arrozeiro.
– O Brasil nos primeiros três meses do ano já embarcou mais de 255 mil toneladas de arroz com destino ao mercado externo, sendo que 230 mil toneladas, ou 90%, foi escoada através do Super Porto de Rio Grande – destaca Marco Aurélio Tavares, assessor de mercado do Irga.
Segundo o diretor comercial da Cesa, Luiz Carlos Hackbart de Oliveira, está previsto para carregar no mês de julho, dia 03, cerca de 10.500 toneladas de arroz, dia 16, 7.800 toneladas e dia 22, 16 mil toneladas do grão. As datas poderão ter algumas alterações.
– O terminal está funcionando bem – avaliou.
O Porto de exportação, que é exclusivamente para o arroz, tem uma capacidade para carregar cinco mil toneladas por dia.
– Temos capacidade de exportar todo o excedente do cereal que vai para o Estado, além de exportar, receber e segregar – afirmou.