Monsanto financia bolsa de estudos internacional para pesquisas com arroz e trigo

O diretor do Programa Beachell-Borlaug, Edward Runge, chefe do Departamento de Solo e Culturas da Texas A&M University e um dos mais atuantes agrônomos americanos na última metade do século 20, veio ao Brasil para divulgar o programa no país.

Com investimentos de US$ 10 milhões nos próximos cinco anos, a Monsanto anunciou o lançamento do Programa Beachell-Borlaug International Scholars para financiar bolsas de estudos para cientistas, melhoristas e estudantes universitários de todo o mundo interessados em desenvolver novas tecnologias de produção de arroz e trigo.

O diretor do Programa Beachell-Borlaug, Edward Runge, chefe do Departamento de Solo e Culturas da Texas A&M University e um dos mais atuantes agrônomos americanos na última metade do século 20, veio ao Brasil para divulgar o programa no país. Na manhã desta segunda-feira, 27 de julho, Runge esteve na Estação Experimental do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em Cachoeirinha (RS). Ele permanece no estado durante esta semana, onde ainda irá participar de um encontro com produtores de trigo em Veranópolis, outro com produtores de arroz em Pelotas e também realiza visita à Universidade Federal de Santa Maria. O Rio Grande do Sul foi escolhido devido à sua significativa área plantada de arroz e trigo.

– Procuramos os bons acadêmicos, que estejam com mestrado ou doutorado em andamento na linha de pesquisa agrícola de arroz e trigo, principalmente no que se refere à produtividade e melhoria destas culturas – explica Runge.

O acadêmico que ainda tenha dois anos a cursar está apto para participar do programa. Além da pertinência do trabalho, uma junta de oito especialistas da Beachell-Borlaug International Scholars, formada por pesquisadores de diversos países, irá avaliar a capacitação do aluno e do professor responsável pelo projeto. A participação da Monsanto é apenas de apoio financeiro, não tendo envolvimento na escolhas dos trabalhos.

O período para inscrições de trabalhos no ano de 2009 vai de 1° de novembro de 2009 a 1° de fevereiro de 2010. Os resultados devem sair até o dia 1° de maio de 2010. O programa Beachell-Borlaug International Scholars – administrado pela Universidade do Texas – homenageia os pesquisadores Henry Beachell e Norman Borlaug, vencedores do World Food Prize e pioneiros nos trabalhos científicos de melhoramento genético das duas culturas. Mais informações podem ser obtidas no endereço www.monsanto.com/mbbischolars.

A iniciativa faz parte do compromisso da Monsanto em colaborar para o aumento da produção mundial de alimentos, com maior preservação dos recursos naturais. Arroz e trigo foram escolhidos porque estas culturas vêm apresentando um aumento de sua produtividade menor que o crescimento de seu consumo por uma população cada vez maior no planeta. Estima-se que estas culturas são a base nutricional de 3 bilhões de pessoas, principalmente em países em desenvolvimento. Outras informações pelo portal www.producemoreconservemore.com.

Sobre Ed Runge

Ed Runge é diretor do Programa Beachell-Borlaug International Scholars, lecionou na Iowa State University e Universidade de Illinois e foi presidente do Departamento de Agronomia da Universidade de Missouri, antes de se tornar chefe do Departamento de Solo e Culturas da Texas A & M University. Além disso, o pesquisador tem sido um importante incentivador de projetos financiados pela USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) e atuou em diversas faculdades, universidades, agências e comissões do Conselho Nacional de Pesquisa (Estados Unidos). Runge viveu e trabalhou em mais de 60 países, entre os quais Nova Zelândia e Indonésia.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter