Alimentos que são melhor em par que sozinhos
Quando consumidos juntos, arroz e feijão originam uma proteína de excelente qualidade nutriciona.
No passado, ingredientes eram combinados unicamente com o objetivo de ressaltar o sabor, como é o caso da dupla queijo com goiabada. Atualmente, entretanto, graças às fartas pesquisas sobre alimentação, casamentos são selados levando em conta outros interesses: a união deve fazer a força contra doenças. Um parceiro potencializa os benefícios do companheiro.
Confira as dicas elaboradas por Ellen Simone Paiva e Amanda Epifânio, do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen), de São Paulo, para potencializar o poder dos alimentos em favor da sua saúde.
Arroz com feijão: além de serem ricos em carboidratos, principal fonte de energia ao organismo, contêm fibras, ferro e proteína. O arroz e o feijão se completam uma vez que o arroz contém um aminoácido que o feijão não apresenta e o feijão dispõe de um outro aminoácido que não está presente no arroz. Quando consumidos juntos, os dois grãos originam uma proteína de excelente qualidade nutricional.
Maçã verde e couve: sob a forma de sucos, a associação do ferro presente na couve com a abundante quantidade de vitamina C da maçã garante Iogurte com aveia faz bem ao intestinoa absorção do ferro de origem vegetal, muito importante para as pessoas que seguem cardápios vegetarianos ou que consomem carne vermelha em pequenas quantidades.
Aveia e iogurte: as fibras solúveis da aveia associadas à riqueza dos microrganismos vivos dos iogurtes conferem proteção à flora intestinal, diminuindo a absorção do colesterol proveniente da dieta e melhorando o metabolismo dos carboidratos.
Peixe de água fria e amêndoas: no grupo de peixes de águas frias, encontramos, salmão, cavala, arenque, truta, sardinha, dentre outros que, em preparações associadas às castanhas e amêndoas, aliam as principais gorduras do bem: monoinsaturada das amêndoas e poliinsaturadas do peixe. Essa dupla protege principalmente o sistema cardiovascular.
Alho e azeite: Além da típica gordura monoinsaturada, presente no azeite, altas concentrações de vitamina E, betacaroteno e polifenóis são responsáveis pela sua atividade antioxidante e antiinflamatória. O mesmo pode-se dizer do alho, com relação aos seus efeitos antioxidantes, pelo alto teor de flavonóides. O alho cozido ou assado pode ser associado ao azeite na alimentação.
Chocolate amargo e café:
são dois alimentos ricos em cafeína, substância estimulante e revigorante cujo efeito se intensifica com essa combinação. A essas ações acrescenta-se uma boa dose de flavonóides do chocolate amargo.