Irga formaliza parceria com CCGL-Fundacep na 32ª Expointer

A parceria visa obter novas cultivares adaptadas aos solos gaúchos e para utilização na rotação de culturas com soja e arroz.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) se reuniu com a Cooperativa Gaúcha Central Ltda. CCGL – Fundacep, na quinta-feira (03), na 32ª Expointer, para formalizar convênio entre as duas entidades. O encontro entre os dirigentes foi para ajustar termos para a realização de um convênio de cooperação técnica. A parceria integra um trabalho que visa a obtenção de novas cultivares adaptadas aos solos gaúchos e para utilização na rotação de culturas com soja e arroz.

O objetivo é avançar na área de soja na várzea, já que produtores de arroz utilizam a cultura como medidas preventivas no combate ao arroz vermelho, além de elevar os nutrientes no solo. O convênio contará com técnicos, pesquisadores e agrônomos das duas entidades para trabalhar na área de manejo na lavoura.

A CCGL – Fundacep demonstrou interesse em apoiar o trabalho do Irga e atender a demanda de produtores que cultivam as duas culturas em propriedades rurais. As duas entidades têm objetivos comuns no que se refere a difusão de tecnologias em culturas como a soja e o arroz.

A Fundacep é uma Fundação privada de pesquisa agropecuária criadora de variedades de milho, soja e trigo. Também é geradora de importantes tecnologias nas áreas de conservação dos solos e nos manejos de plantas daninhas, dos insetos e das doenças das plantas. Recentemente iniciou pesquisas com forrageiras e gado de leite, para os quais conta com um tambo experimental.

As variedades disponibilizadas pela Fundacep caracterizam-se pelo alto rendimento de grãos, adaptabilidade às condições de estresse e pela excelente tolerância que apresentam para as principais doenças que ocorrem nas culturas.

O foco do trabalho da Fundacep é o produtor rural e por isso, seus esforços são no sentido de criar cultivares e de gerar tecnologias que respeitem o meio ambiente e que efetivamente proporcionem rentabilidade aos seus usuários.

Participaram da reunião, o presidente do Irga, Maurício Fischer, o diretor técnico, Valmir Menezes, o gerente da Divisão de Pesquisa da Estação Experimental do Arroz (EEA/Irga), Athos Gadea, a pesquisadora na área de soja na várzea, Claudia Lange, o agrônomo, Clayrton Petry, o presidente da Fundacep, Darci Pedro Hartmann, e o diretor de pesquisa da Fundação, José Ruedell.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter