Ministro chinês vai aos EUA para discutir acordos comerciais

O ministro afirmou que vai aos EUA para “fortalecer a cooperação” no comércio agrícola entre os dois países e assinar novos acordos, mas não quis entrar em detalhes.

O ministro de Agricultura da China, Sun Zhengcai, viajou hoje para os Estados Unidos a de fim de discutir assuntos comerciais. Antes de embarcar, ele concedeu uma entrevista em Pequim na qual enviou sinais contraditórios a respeito de uma eventual retaliação contra as importações de soja norte-americana após os EUA terem taxado as compras de pneus chineses.

O ministro afirmou que vai aos EUA para “fortalecer a cooperação” no comércio agrícola entre os dois países e assinar novos acordos, mas não quis entrar em detalhes. Mas quando questionado sobre se a China tomaria alguma medida contra a soja dos EUA, disse:

– Não tenho resposta para isso agora.

Na entrevista, Sun ainda afirmou que “a cooperação e a troca bilateral de produtos agrícolas são um importante componente de nossa relação comercial.”

Depois, escapando ao assunto, Sun comentou que os recentes aumentos nos preços dos produtos agrícolas básicos, como suínos e ovos, não deverão pressionar a inflação. Os valores desses produtos, disse, estão dentro de um intervalo normal e seu aumento faz parte de uma recuperação de níveis baixos. As cotações dos produtos agrícolas, disse, não terão impacto no índice de preços ao consumidor do país.

Sun também observou que a colheita das safras de milho, soja e arroz seguem dentro do esperado. Cerca de 25% da soja e do milho foram retirados das lavouras e 39% do arroz.

As informações são da Dow Jones.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter