Cachoeira atrasa plantio de arroz

Federarroz abre safra neste sábado, em Camaquã.

A lavoura de arroz deve chegar a 39,3 mil hectares de arroz nesta safra, o que representa a mesma área cultivada no ano passado pelos produtores de Cachoeira do Sul. No entanto, o plantio do cereal está atrasado, atingindo cerca de 2% da área estimada, o que influencia direto na produtividade.

– Gostaria que a nossa lavoura estivesse 20% semeada – frisa o engenheiro agrônomo José Patrício Melo de Freitas, do Irga.

Ele defende o plantio cedo visando elevar a produtividade da lavoura.

No ano passado a lavoura cachoeirense teve o rendimento médio de 6.896 quilos por hectare, enquanto no estado a produtividade foi de 7,5 mil. Este ano, além da cultura do cachoeirense de não semear cedo, a chuva constante não permite o plantio, exceto do arroz pré-germinado. Diante deste cenário, a perspectiva de Patrício é de que a produtividade se mantenha. No estado, onde a lavoura chega a 1,1 milhão de hectares, cerca de 8% estão semeados, porém, o Irga ainda tem uma perspectiva sobre o futuro rendimento.

Neste sábado a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul e a Associação de Arrozeiros de Camaquã promovem a Abertura Oficial do Plantio da Safra 2009/2010 no Brasil. O evento acontece no parque do Sindicato Rural de Camaquã, com a presença de autoridades estaduais e lideranças do setor orizícola.

Cachoeira do Sul será representada na cerimônia pelo vice-presidente da Federarroz, Gilmar Freitag, e por Pinto Kochenborger, presidente da União Central dos Rizicultores. Na ocasião haverá a semeadura simbólica de uma área de 2,8 hectares para a abertura oficial da 20ª Abertura da Colheita do Arroz, de 25 a 27 de fevereiro do ano que vem.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter