Aberto a oficialmente o plantio de arroz no Estado

egundo levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o Estado deve semear na safra 2009/10 cerca de 1,100 milhão de hectares. O Estado responde por 62% da produção nacional do grão.

O setor arrozeiro abriu oficialmente o plantio da lavoura de arroz – safra 2009/2010 – neste sábado (10), no Parque de Exposições Dorval Ribeiro, no Sindicato Rural de Camaquã. A solenidade fez parte da programação da 43ª Expofeira, 14ª Gastronomia do Arroz e 2ª Fafec que acontece de 06 a 14 de outubro. Segundo levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o Estado deve semear na safra 2009/10 cerca de 1,100 milhão de hectares. O Estado responde por 62% da produção nacional do grão.

Foi utilizada a cultivar IRGA 424 na abertura do plantio de arroz no Rio Grande do Sul, uma variedade nobre plantada comercialmente pela primeira vez na safra 2007/08. Atualmente, o Estado tem cerca de 18,5 mil produtores, a estimativa é de que em torno de 230 mil pessoas vivam direta ou indiretamente da cultura do cereal. Na safra passada, os gaúchos atingiram um recorde de produtividade, com 7,5 toneladas por hectare.

O presidente do Irga, Maurício Fischer, destacou que este sábado foi marcante para a orizícultura gaúcha.

– Contamos com presenças importantes de autoridades demonstrando a importância do setor. Esperamos também que as condições climáticas melhores para que os produtores possam semear – afirmou Fischer.

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, João Carlos Machado, ressaltou o momento que vive o setor principalmente na exportação.

– Além de representarmos mais da metade da produção do Brasil, hoje exportamos para mais de 60 países, demonstrando que a cada ano produzimos mais – completou Machado.

Por meio de uma mensagem, a governadora Yeda Crusius, colocou que o Rio Grande do Sul começou mais um ciclo vitorioso, confirmando a liderança do Estado na produção de arroz e que com o apoio do governo estadual será incrementado mais tecnologia para avançar cada vez mais.

– O arroz é alimento que emprega, sendo um cartão de visita dos nossos produtores – destacou na mensagem a governadora Yeda.

O evento também reuniu as principais lideranças do setor e contou com a presença do prefeito de Camaquã, Ernesto Molon, os presidentes, Antônio Carlos Vargas Longaray (AUD), Flávio Garcia, do Sindicato Rural de Camaquã, José Carlos Gross, da Associação dos Arrozeiros de Camaquã, o diretor comercial do Irga, Rubens Silveira, produtores, técnicos, conselheiros do Irga, imprensa e demais convidados.

O lançamento de abertura do plantio foi uma promoção da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Associação dos Arrozeiros de Camaquã, Sindicato Rural e Prefeitura Municipal de Camaquã, Irga e Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter