Temporais devem eliminar chances de safra histórica no RS

O arroz foi o segmento mais afetado. Houve prejuízos em quase 70% das lavouras já plantadas, com quebra de 10% na produção.

O secretário estadual da Agricultura, João Carlos Machado admitiu que os temporais atípicos registrados no Rio Grande do Sul afastaram a possibilidade de fechar 2009 com a maior safra da história. Levantamento do governo gaúcho, apontou prejuízos superiores a R$ 3,5 bilhões, após 16 eventos climáticos de grandes proporções, somente neste ano. A maior parte está relacionado a agricultura. O arroz foi o segmento mais afetado. Houve prejuízos em quase 70% das lavouras já plantadas, com quebra de 10% na produção.

Além disso, parte das lavouras de arroz terão de ser replantadas até dezembro. Segundo Machado, o elevado volume de precipitações deixará o trigo com qualidade inferior. A soja tem atraso no plantio em quase 15% da área.

– Quero ser otimista, mas após todos os temporais, e as previsões de novas chuvas praticamente descartam o sonho da maior safra da história – afirmou o secretário.

Para ele, os municípios e o governo federal têm papéis crucias para minimizar os prejuízos, com a reconstrução de estradas e ampliação das linhas de financiamento.

As chuvas também afetaram o fumo, em razão do granizo, e causaram reflexos nas pecuárias de corte e leiteira. Reses se afogaram em banhados na Metade Sul e houve queda na qualidade do pasto. Com isso, caiu a produção de leite. Os consumidores também já sentem os efeitos na agricultura. Com a destruição de hortaliças, como alface e rúcula, os preços já subiram 10%, de acordo com a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). Frutas, como o pêssego, também ficarão mais caras em dezembro, período de colheita.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter